A prefeitura de Goiana, através da secretaria de Políticas Sociais, por meio do programa de segurança alimentar Vaca Mecânica, beneficia famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social com a distribuição de pão e leite de soja no município. "O leite e o pão da Vaca Mecânica são os primeiros alimentos na mesa da minha família no café da manhã e, às vezes, o único. São alimentos saborosos! Essa entrega de pão e leite é muito importante para todos nós", comentou Maria Tereza Santos, moradora do Mutirão e chefe de família.
São contempladas diariamente, aproximadamente, 3 mil famílias na sede e distritos. As instalações do Vaca Mecânica estão localizadas no Mutirão e em Tejucupapo. A distribuição dos alimentos também é feita em outros pontos do município como Engenho Mussumbú, Gambá, Povoação de São Lourenço, Sítio Carrapicho e Impoeira. O programa foi criado na década de 90, durante a gestão do ex-prefeito Osvaldo Rabelo e, após um longo período desativado, voltou a funcionar em julho de 2019. "A melhor coisa que a prefeitura fez foi colocar pra funcionar de novo a Vaca Mecânica. O pão e o leite são bons demais e fazem bem para a saúde", disse João Francisco dos Anjos, morador de Goiana que atualmente está desempregado.
A ação tem como objetivo assegurar a alimentação básica das famílias em situação de extrema pobreza. “O leite de soja tem um valor nutricional riquíssimo. Assim, a gente consegue suprir algumas carências alimentares tanto em idosos quanto em crianças,” ressaltou a nutricionista da secretaria de Políticas Sociais, Jordânia Felipe. A profissional destacou ainda a importância desse programa no amparo social à população que, muitas vezes, tem na mesa apenas o alimento que é entregue pelo programa.
O controle de toda a entrega dos alimentos do Vaca Mecânica é feito pela equipe de profissionais formada por nutricionista, padeiro, leiteiro, assistentes, supervisores e funcionários de serviços gerais.
O responsável da família interessado em fazer parte do programa deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região para realizar o cadastro. No local, a equipe de assistência social informará qual a documentação necessária para a inscrição, verificando ainda se a pessoa se enquadra nos requisitos para receber o benefício.