30 outubro 2020

Goiana: Cadeia Pública ganha Projeto Remição de Pena pela Leitura

A cadeia de Goiana é a terceira a receber o projeto. Fotos: Seres

A Cadeia Pública de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi contemplada com o projeto Remição de Pena pela Leitura, que já existe nas 23 unidades prisionais e nas cadeias públicas femininas de Petrolina e Verdejante. A ação é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio de sua Executiva de Ressocialização (Seres), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE).

Sua sala de leitura, construída com mão de obra carcerária, foi entregue, nessa terça (27/10), já com o acervo de livros indicados pela SEE e 20 bancas escolares para todas as pessoas recolhidas na cadeia. As obras literárias foram adquiridas com recursos disponibilizados pela 36ª vara da Justiça Federal/PE.

“Não há outra forma de ressocialização senão pelo estudo e trabalho. O projeto de Remição pela Leitura é uma forte ferramenta para o desenvolvimento dessas pessoas que um dia vão voltar ao convívio social”, destacou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
PROJETO – O projeto já inscreveu 8.683 reeducandos com mais de 72% de aprovação. Para cada obra lida, resumida ou resenhada com nota igual ou superior a seis, são sete dias a menos na pena. Este ano, 2.187 pessoas privadas de liberdade se inscreveram no 1º e 2º ciclo do projeto nas 23 unidades prisionais do Estado.

Todos os participantes já estão lendo os livros. A retomada plena das atividades, suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, está sendo definida pela SEE. Os aulões e a prova serão realizados com sua normalização.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-