Com a fiscalização desta quarta (29), subiu para 30 número de agências multadas no Grande Recife e no interior do estado. Multas somam o total de R$ 2,6 milhões.
O Procon-PE multou, nesta quarta-feira (29), mais 13 agências da Caixa Econômica Federal por aglomerações e filas sem o devido distanciamento entre os clientes, como orientado pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, subiu para 30 número de agências multadas no Grande Recife e no interior do estado, com multas somando R$ 2,6 milhões (veja o vídeo abaixo).
O órgão fiscalizou 32 agências, das quais 14 foram reincidentes e cinco estavam funcionando de maneira correta nesta quarta-feira (29), quando foram multadas as agências localizadas em Boa Viagem, Boa Vista, Caxangá, Cidade Universitária Ilha do Leite, 13 de Maio e Setúbal, no Recife; Jaboatão Centro; Camaragibe; Igarassu; Ilha de Itamaracá; Ouricuri e Goiana.
As agências monitoradas, e já multadas anteriormente, mas que continuam praticando as irregularidades, estão nas cidades de Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e nos seguintes bairros do Recife: Afogados, Agamenon Magalhães, Casa Amarela, Encruzilhada, Espinheiro, Herculano Bandeira, Imbiribeira, Teatro Marrocos; além de Jaboatão (Piedade e Prazeres) e Olinda (Casa Caiada).
O secretário estadual de Saúde, André Longo, disse, na segunda-feira (27), que o aumento no número de infectados pelo novo coronavírus acontecia também devido a aglomerações nas agências da Caixa, que, segundo ele, "deixavam muito a desejar" na organização das filas.
A Caixa Econômica Federal informou que ia recorrer das multas. Além disso, o banco ressaltou que dispõe de meios digitais para orientar a população e permite transferência das Poupanças Sociais Digitais, para que as pessoas não precisem ir ao local.