Coletas foram feitas na manhã desta quarta-feira (30), em Carne de Vaca, em Goiana. Resultado deve sair em novembro, segundo participantes da pesquisa. Foto: Mônica Silveira/TV Globo
Os impactos do óleo no organismo de mariscos são analisados por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na manhã desta quarta-feira (30), estudantes de mestrado e doutorado de ciências biológicas estiveram na praia de Carne de Vaca, em Goiana, no Litoral Norte do estado, para coletar espécies e fazer análises em laboratório (veja vídeo abaixo).
O município voltou a ter registro de óleo na terça-feira (29), quando fragmentos da substância foram localizados na Ilha de Itapessoca, próxima às praias de Barra de Catuama e Ponta de Pedras, segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Jorge Oliveira.
Divididos em duas equipes, os pesquisadores já fazem um monitoramento permanente da unidade de conservação que existe no local. A chegada do óleo às praias no Nordeste fez com que os estudiosos buscassem analisar as consequências trazidas ao meio ambiente e à vida de quem encontra na pesca uma fonte de renda.
“Estamos tentando ver se encontramos vestígios de petróleo dentro do organismo dos mariscos e se a gente consegue ver se esse produto vai influenciar nas características desses organismos”, afirmou o doutorando em desenvolvimento do meio ambiente Ivo Raposo.
Cerca de 150 mariscos foram coletados para a segunda etapa do projeto, que consiste na análise laboratorial. “A gente vai medir todos os mariscos, pesar e fazer uma análise da questão da reprodução”, disse.
A previsão dos pesquisadores é de que o resultado saia em novembro. “É um processo extenso de análise”, contou Raposo.
De acordo com o pesquisador Carlos Henrique Vasconcelos, os impactos na vida dos pescadores são perceptíveis. "A gente já vê um impacto social, porque as pessoas já estão deixando de comprar os recursos pesqueiros que eles coletam, aí já tem um prejuízo econômico muito grande", declarou.
Cadastro de voluntários
Ainda em Carne da Vaca, a moradora Patrícia Moura fez, na manhã desta quarta (30), um cadastro de voluntários dispostos a limpar praias em Goiana.
"Estamos aqui com a Associação dos Moradores de Carne de Vaca, buscando voluntários para que eles possam vir ajudar caso o óleo chegue até aqui", disse.