No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado neste sábado, 15 pessoas terão banho de rio assistido com cadeiras anfíbias e equipe de monitores
Para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado neste sábado (21/09), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude vai promover uma rota diferenciada para os usuários do PE Conduz. A partir das 9h, 15 pessoas que utilizam o programa farão uma visita à Reserva Florestal Aparauá, no município de Goiana, por meio Projeto Praia sem Barreiras. A atividade será coordenada pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD).
No local, os usuários terão banho de rio assistido com toda segurança garantida através das cadeiras anfíbias e da equipe de monitores. A iniciativa conta com apoio da Empetur. “Neste dia, que representa um dia de luta para as pessoas com deficiência, ofertaremos atividades diferenciadas para os usuários e seus acompanhantes, que durante toda a semana usam o serviço exclusivamente para tratamentos de saúde. Somente este ano, mais de 60 mil viagens foram realizadas pelas vans do PE Conduz, garantindo a manutenção dos tratamentos e o lazer dos usuários”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.
A Reserva Florestal Aparauá, onde será realizada a atividade, tem 40 hectares de Mata Atlântica (fauna e flora), seis nascentes de águas naturais e faz parte de um seleto grupo de áreas destinadas à preservação ambiental. Essa é a segunda vez que a rota é realizada no local. A escolha se deu justamente pela relação com o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência com o Dia da Árvore, que é comemorado no Brasil também neste sábado.
21 DE SETEMBRO
A data 21 de setembro é comemorada, no Brasil, como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Ela foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. “O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos”, destaca o Superintendente de Apoio à Pessoa com Deficiência, Edimilson Silva.