A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude é receber 1.200 alunos de Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé e outros municípios da região
Finalizando o mês de agosto, neste sábado (31/08), será Paudalho o município que irá receber o próximo aulão preparatório para o Exame do Ensino Médio (Enem), o projeto Prepara Jovem, idealizado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e da Educação e Esportes. Será na Escola Técnica Estadual Senador Wilson Campos, em Paudalho, às 8h30.
O evento vai reunir estudantes de todo o entorno, incluindo assim os municípios de Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho, São Vicente Ferrer, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência. “O Prepara vem para auxiliar os estudantes da rede pública e impulsionar seus estudos”, disse o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes.
Na edição anterior, no último sábado, no Recife, a plateia estava completa com cerca de 600 alunos, entre eles o estudante Isac Guedes, 18 anos, que aproveitou o aulão para absorver mais conhecimento e se aprofundar nas dicas para a prova. “A escola avisou que teria o aulão e eu logo me interessei, pois é um forma de me preparar e aprender mais assuntos que me ajudem a alcançar meus objetivos. A gente deixa de se divertir no sábado para estudar e isso vai nos ajudar muito na prova e no futuro também”, afirmou o jovem que quer fazer vestibular para psicologia.
Neste sábado, serão realizados aulões preparatórios, em parceria com professores voluntários do projeto, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Nesta edição, os alunos acompanharão aulas de história com Gerardo Neto; geografia com Deleon Nascimento e matemática com Diogo Lobo.
Já o secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude, Félix Aureliano, destaca que o projeto em 2019 vai atingir estudantes das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE). “Com os aulões, estamos reunindo um público que só aumenta. O aulão de Arcoverde, no mês de outubro, tem previsão de reunir cerca de 4 mil alunos das escolas estaduais da região.
São dados que comprovam o interesse da juventude na educação e que constatam que eventos como esse são importantes para garantir ao estudante que, a partir do seu estudo, é possível conquistar seus objetivos”, pontuou.
Ano passado foram 10 aulões e esse ano expandiu para todas as 16 gerências regionais de Pernambuco. A expectativa é que 22 mil estudantes participem do projeto, o dobro de jovens que participaram no ano passado.
Segue programação para os meses de setembro e outubro: