Agora são 15 municípios de integram a RMR, somadas, elas possuem mais de 4 milhões de habitantes
Com a adesão do município de Goiana à Região metropolitana do Recife pela Lei sancionada pelo governador Paulo Câmara na terça-feira (9) e publicada nessa quarta-feira (10), Pernambuco ganhou números ainda mais expressivos quanto a densidade demográfica, ultrapassando algumas capitais de maior ocupação geográfica, como Salvador e Fortaleza.
A Lei Complementar 382, transformou Goiana no 15º município integrante do Grande Recife, onde estão Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Ilha de Itamaracá, São Lourenço da Mata, Olinda, Igarassu, Itapissuma, Moreno, Paulista e Recife. Somadas, elas possuem 4.044.948 habitantes, com destaque para Recife que tem 1,6 milhões.
Esse número de habitantes em um espaço de 3.216km² gera um aumento considerável na densidade da RMR, que conseguiu ficar a frente de regiões como a de Salvador, que ocupa um espaço maior mas possui menos moradores (4.015.205 hab).
Embora a região metropolitana de Fortaleza tenha um espaço geográfico maior (7.440km²), a densidade é mais baixa pela quantidade de habitantes, chegando a cerca de 544, bastante inferior a pernambucana.
Com 1275,75 hab/km², o Grande Recife começa a desenhar uma Megalópole, quando um grupo de metrópoles está formando uma tendência de uniformizar. O grupo do qual a RMR faria parte também tem como membro a cidade de João Pessoa, na Paraíba.