Eles cumprem pena no regime aberto ou livramento condicional e querem voltar a trabalhar
O desempenho de 20 reeducandos do regime aberto e livramento condicional no curso de Doces e Salgados promovido pelo governo do estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Patronato Penitenciário, mostra o desejo do grupo em se qualificar para retorno ao mercado de trabalho.
A duas turmas, formadas por 18 homens e apenas duas mulheres concluíram a capacitação na última sexta-feira, 20, mas já pensam em trabalhar na área ou colocar o próprio negócio. Durante as aulas, no Desafio Jovem, bairro da Várzea, eles aprenderam a preparar bolos, tortas, salgados, entre outras delícias rápidas que possam oferecer renda numa atividade autônoma.
Tiago Lima é um dos participantes. De acordo com ele, o curso ocupou bem o tempo e foi um aprendizado importante. "Gosto muito de cozinhar e tenho o objetivo de trabalhar nessa área", ressalta.
A iniciativa faz parte de um cronograma de cursos disponibilizados através de emendas parlamentares, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM).
Novas turmas de Doces e Salgados para reeducandos estão sendo ministradas, de segunda a sexta, no Centro de Qualificação de Jaboatão dos Guararapes, na Av. Santa Lúcia, 238, Candeias. No horário das 08h às 14h e das 14h às 20h.
Segundo Josafá Reis, superintendente do Patronato Penitenciário, o objetivo dessa iniciativa é a qualificação profissional dos reeducandos. "Com o curso de Doces e Salgados eles poderão vender os produtos que produzem até em sua própria casa".