12 junho 2015

Cultura: Cinquenta produtoras culturais da Mata Norte vão a Brasília


A ação é da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata e Secretaria de Política para as Mulheres

Com objetivo de aprender sobre captação de recursos através de emendas parlamentares, articulação institucional e políticas culturais, um grupo de 50 mulheres da Zona da Mata do Estado, ligadas a cultura local e regional, viajam na próxima terça-feira, 16 de junho, a Brasília, para terem aulas no Congresso Nacional, durante três dias.  A iniciativa do projeto é da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata – Amunam em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), do Governo Federal e com consultoria do produtor cultural e consultor de políticas culturais, Afonso Oliveira.

As cinquenta produtoras culturais que irão a Brasília, integram o Projeto Método Canavial direcionado a formação em produção cultural para as Mulheres da Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Desde maio de 2014, o grupo se reúne  na cidade de Nazaré da Mata,  para estudarem sobre a atividade da produção cultural, as diversas linguagens artísticas, e os direitos da mulher na cultura.

A metodologia utilizada durante doze meses pelas produtoras culturais foi baseada no livro Método Canavial - de autoria do idealizador, produtor cultural e consultor de políticas culturais, Afonso Oliveira. O método consiste formação para produção cultural coletiva e comunitária, com o objetivo da autonomia e o acesso aos meios de produção cultural.

A iniciativa buscou trabalhar as mulheres atendidas pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata – (Amunam), que desenvolve um trabalho há 27 anos nas temáticas de Gênero, raça/etnia, feminismo, educação sexual, enfrentamento da violência contra a mulher, governança, políticas públicas, educação ambiental, cidadania e geração de renda, para todas as mulheres da região.

No encontro, estão programadas palestras com a Idealizadora e coordenadora executiva da Amunam, Eliane Rodrigues;  Diretor de Políticas Culturais do Ministério da Cultura Pedro Vasconcelos; a Professora e Coordenadora da Assessoria de Cultura da UNEB, Isa Trigo; o Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura Alexandre Santini; Assessor Parlamentar e Pedagogo Haroldo Aguiar; o Jornalista e Poeta TT Catalão; Tatau Godinho representante da  Secretaria de Políticas para as mulheres (SPM); o Produtor Cultural e criador do Método Canavial, Afonso Oliveira.

Algumas integrantes do Maracatu Feminino Coração Nazareno e do Grupo Cultural Feminino Flores do Coco, da Amunam, e participantes do Projeto Método Canavial, irão realizar uma apresentação demonstrando a força da cultura popular.

A culminância, em Brasília, contará com a entrega de certificados na sede do  Ministério da Cultura (MinC).

Confira programação:

Terça-feira, 16 de junho
10 h - Visita ao Ponto de Cultura Invenção Brasileira - Taguatinga
10:30h - Palestra do Mamulengueiro Chico Simões
11:00h - Palestra do Antropólogo Marcelo Manzatti
11:30h - Apresentação do Maracatu Coração Nazareno
15:00h - Visita a Sede da SPM - Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Quarta - feira, 17 de junho
Seminário: Formação em Produção e Políticas Culturais no Ministério da Cultura
09:00h - Aula do professor e Assessor Parlamentar Haroldo Aguiar
10:00h - Palestra da Professora Isa Trigo da Universidade Estadual da Bahia
11:00h - Palestra do Poeta e Jornalista TT Catalão
14:00h - Palestra do Diretor de Politicas Culturais do MinC - Pedro Vasconcelos
14:40h - Palestra do Diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC Alexandre Santini
15:30h - Palestra da Secretária da SPM - Tatau Gondinho
16:15h - Palestra da Coordenadora da Amunam - Eliane Rodrigues
16:30h - Palestra do Produtor Cultural e Consultor de Politicas Culturais - Afonso Oliveira
17:00h - Entrega dos Certificados do Curso de Produção Cultural Método Canavial.

Quinta-feira, 18 de junho
09:00h às 12:00h - Visita Guiada no Congresso Nacional pelo Assessor Parlamentar Haroldo.

Por Salatiel Cícero/Assessoria de Imprensa
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-