Por conta do anuncio do inicio das contratações feito ontem pela Sada, alguns sindicalistas estão, neste momento, no pátio de uma obra da empresa lá em Goiana, tentando intimidar a direção da empresa. O nível dos carros é de alto luxo.
Em Pernambuco, três unidades de operação estão em fase avançada de construção. Em Goiana, Zona da Mata Norte, o pátio que ficará no entorno da Fábrica JEEP, terá uma área de 134.600 m², funcionando como centro de apoio ao motorista, com estacionamento, restaurante, dormitório, vestiário e área de manutenção.
Além deste ponto, a empresa tem uma unidade dentro da Fábrica JEEP, o centro de carga e descarga. Um terceiro ponto, localizado em Ipojuca (Litoral Sul de Pernambuco), vai abrigar a área retroportuária da empresa, contando com 132.000 m². A estrutura visa proporcionar suporte aos motoristas, evitando desordenamento e impactos sociais nas estradas, de acordo com a Lei do Motorista, nº 12.619.
No caso, os proprietários de cegonhas, muitas vezes, se organizam em sindicatos patronais, tornando-se interlocutores no processo da operação logística de veículos no Brasil. No caso de Pernambuco, não há nenhum sindicato patronal reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, embora vários grupos de empresários estejam buscando o registro.
As informações de bastidores dão conta de que existe, inclusive, uma disputa entre esses ‘representantes’ da categoria, totalizando cinco grupos diferentes: Sintrave-PE, Sintraveic, Sincepe, Sintraveipe, Sintrago e a Cooperativa de Transporte de Veículos e Cargas em Geral de Pernambuco.
A manifestação em frente à fábrica da Jeep, que se intensificou com o movimento no Recife no último dia 24/02, vem causando diversos transtornos para a população da Região Metropolitana. Com base nos últimos acontecimentos, pode-se entender que há uma pressão para que a empresa responsável pela operação logística do Polo Automotivo da Jeep oferte vagas ou contrate profissionais autônomos ligados a alguns grupos de empresários, inclusive de outros estados, o que demonstra interesse meramente comercial.
Considerada a maior operadora logística de veículos da América Latina, a Sada Transportes foi a empresa contratada, em 2013, pela FCA – Fiat Chrysler Automobiles para realizar a distribuição dos veículos produzidos no Polo Automotivo JEEP. A Sada e a FCA mantêm, há 37 anos, uma parceria com abrangência latino-americana, priorizando a sustentabilidade e um alto padrão de qualidade e segurança das operações. Mesmo sem um sindicado institucionalizado no estado, a Sada anunciou investimento de R$ 120 milhões em Pernambuco, gerando 420 empregos diretos e indiretos, entre técnicos, mecânicos, conferentes e motoristas, além de profissionais da construção civil.
A estratégia é simples. Serão enviados, desde Betim (MG), modelos FIAT. No retorno à cidade mineira, os mesmos veículos transportarão os modelos Jeep, que devem ser distribuídos nas demais cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Graças a essa organização, 23 mil viagens por ano serão poupadas, representando uma economia de 104 milhões de quilômetros, 42 milhões de litros de diesel e uma redução de 101 mil toneladas de dióxido de carbono.
Segundo a empresa, o percentual de distribuição para o Norte e Nordeste ganhará uma logística especifica, demandando mais profissionais para a operação. Inicialmente, 12 motoristas devem ser contratados pela SADA, e, à medida que a produção avançar, esse número pode chegar a 40 profissionais.
BlogdeJamildo