Uma das praias de Goiana, na zona da Mata Norte de Pernambuco, foi classificada como imprópria para o banho pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) nesta semana. Segundo o relatório semanal de balneabilidade, a praia de Carne de Vaca deve ser evitadoa pelos banhistas. O relatório é válido até a próxima quinta-feira (29/01).
As praias de Pontas de Pedra e Catuama foram classificadas como apropriadas para o banho. A CPRH ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
A CPRH desenvolve, desde 1974, um programa de monitoramento da orla. Atualmente, o projeto conta com 50 pontos de amostragem distribuídos em 11 municípios. A classificação das praias está baseada nas normas estabelecidas na resolução 20/86, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece padrões de qualidade da água destinada à balneabilidade.
Conforme a resolução, as águas doces, salobras e salinas destinadas à recreação de contato primário podem ser classificadas nas categorias “excelente”, “muito boa”, satisfatória” ou, por último, “imprópria”.