O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) recebeu a nota máxima da avaliação do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) realizado pelo Ministério da Saúde.
Entre os itens avaliados estavam a estrutura e o processo de trabalho dos profissionais do NASF, a relação com as Unidades de Saúde e com a comunidade.
O NASF, em Goiana, conta hoje com 23 profissionais, entre os quais fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas holísticos, farmacêutico, assistente social, nutricionista e médico veterinário.
O PMAQ funciona por meio da indução de processos que buscam aumentar a capacidade das gestões municipais, estaduais e federal, em conjunto com as equipes de saúde, no sentido de oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.
Os profissionais do NASF atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.
Em Goiana, o Nasf desenvolve o Grupo de Postura, Academia da Saúde, Atividades com gestantes e idosos, Saúde da Mulher e Saúde do Homem, Hiperdia e visitas domiciliares.
Secom