Por Enock Carvalho
Uma das atividades de formação da 4ª Mostra Canavial de Cinema, a oficina Animeco foi realizada em Timbaúba entre os dias 11 e 13 de novembro, sendo concluída com a apresentação de um filme de curta-metragem produzido pelos alunos.
Ministrada pelo diretor de fotografia e animador Bruno Cabús, a oficina ofereceu aos alunos uma base de conhecimento para a produção de filmes de animação com a técnica stop motion. Junto ao oficineiro, os alunos idealizaram o roteiro de um filme para contar a origem do nome do município de Timbaúba e mostrar um pouco da cultura da cidade.
“Fizemos um filme sobre o nome da cidade. Timbaúba é conhecida como a terra do boi e antes era a terra da uva”, explicou a aluna Girlane de Oliveira, 19. Ela e outros 6 alunos ajudaram a conceber o filme que foi exibido na primeira noite da sessão na cidade.
Os irmãos Handerson e Heberton Lima de Macedo, de 27 e 34 anos, já tentaram fazer um filme por conta própria. Após concluírem a oficina eles garantiram que tentarão fazer sozinhos novamente, dessa vez colocando em prática o conhecimento adquirido. “A melhor parte da oficina foi aprender a técnica de stop motion”, disse Handerson.
Os alunos acompanharam a finalização do filme com Bruno Cabús na Escola Professor José Mendes da Silva. Bruno se declarou satisfeito com o trabalho e o empenho dos alunos. Em suas palavras, ele disse: “a galera detona”.
Assista ao resultado final da oficina, o curta “Vem Festejar!”:
Assessoria