A turma do curso “Deleitura: de quadro a quadro” apresentaram os seus trabalhos finais através do lançamento do fanzine “Zona HQ”, neste domingo (6), na unidade do Sesc Ler, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco. O curso, realizado com apoio cultural do MAMAM e Sesc Ler Goiana, foi criado pela Livrinho de Papel Finíssimo em parceria com a Fabrica-si e Núcleo de produção Engenho Digital, e recursos do Funcultura – Fundo de Cultura de Pernambuco.
De maio a julho, o curso de produção de quadrinhos atendeu 50 alunos, com carga horária de 128 horas/aulas, e turmas em Recife e Goiana, sendo estruturado em quatro módulos: Concepção e Roteiro; Ilustração, Arte-Finalização e Publicaçã o. O produto final do projeto foram os fanzines, que estão sendo lançados agora, com os trabalhos desenvolvidos no decorrer do curso pelos alunos. Ao longo dos encontros, cada participante desenvolveu a sua história desde a concepção do roteiro até o pensamento sobre a divulgação e distribuição dos livretos.
O acesso às atividades e material necessário foi totalmente gratuito. As 50 vagas oferecidas foram disputadas por 133 candidatos que enviaram textos sobre seu envolvimento com as HQs e sua expectativa com relação ao curso. As aulas aconteceram no MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, no Recife, e no Sesc Ler Goiana.
A oficina contou com a participação de Sabrina Carvalho, produtora e editora de livros; Camilo Maia, designer gráfico formado pela UFPE e fanzineiro de longa data; Tiago Acioli, que desenvolve atividades na área de mediação pedagógica em museus, psicologia educacional infantil e como professor de artes plásticas em escolas municipais do Recife; e Rodrigo Acioli, historiador, escritor e roteirista de quadrinhos.