Os trabalhadores da cana de açúcar que ficaram impossibilitados de se cadastrar na primeira fase do Programa Chapéu de Palha da Zona Canavieira, agora terão uma nova oportunidade. De 05 a 09 de maio, os canavieiros poderão se inscrever para oitava edição, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
Para se cadastrar, o trabalhador deve ser maior de 18 anos; ter trabalhado na última safra (2013) ou nas safras de 2011 e 2012 com, pelo menos, 30 dias corridos com registro formal; ter sido dispensados no período de 01 de janeiro de 2011 até 31 de março de 2014, desde que o registro em carteira tenha sido apenas de trabalhador rural. Além dos originais e cópias dos seguintes documentos: CPF, identidade, número do PIS ou do NIS (cartão cidadão ou do bolsa família), carteira de trabalho (com registro de trabalho de no mínimo 30 dias corridos) e contrato de rescisão referente a última safra trabalhada ou comprovante de residência ou declaração do sindicato de comprovação de residência.
Os trabalhadores rurais cadastrados passam a contar, durante o período de entressafra de 2014, com um auxílio financeiro divididos em quatro parcelas de até R$ 246,45 (complementar ao Bolsa Família) e cursos de capacitação e profissionalizantes, além de atividades que visam o fortalecimento da cidadania. O pagamento mínimo da bolsa é de R$ 100,00.
AlternativafmAmunam