Grupo de Operações Especiais apresentou três suspeitos às 11h deste sábado
O Grupo de Operações Especiais (GOE) apresentou, às 11h deste sábado (12), três homens suspeitos de participação no sequestro de um menor de 16 anos, filho de um comerciante do município de Nazaré da Mata, na zona da Mata do Estado. Segundo informações fornecidas pelo delegado do GOE responsável pelo caso, Cláudio Castro, os suspeitos foram apreendidos em uma residência situada em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Além desse local, outros quatro pontos teriam sido usados como cativeiro pelos suspeitos. O menor de idade foi posto em liberdade na última quinta-feira (10). Outras quatro pessoas teriam participado do crime.
Os suspeitos apresentados no GOE nesta manhã foram: Eduardo Everton de Souza Costa (23 anos), José Luiz Gonzaga Filho (46 anos e proprietário do cativeiro de Camaragibe) e Ewerton Adriano da Silva (21 anos).
De acordo com informações repassadas pelo delegado responsável pelo caso, além dos três suspeitos apresentados pela polícia, outras quatro pessoas teriam participado do crime. Entre elas um presidiário, que teve o seu nome mantido em sigilo e teria liderado o grupo de dentro de uma penitenciária do Estado, e outros três homens foragidos.
Após a sua apresentação no GOE, o suspeito José Luiz disse não ter participação na ação criminosa e que, por conta das buscas feitas pela polícia, os criminosos que realizaram apenas passaram por sua casa durante uma mudança de cativeiro.
"Eu não tive participação no sequestro. Eles me obrigaram a ceder o abrigo, eu sou uma pessoa boa", disse José Luiz. Segundo Cláudio Castro, delegado do GOE responsável pela investigação do caso, em situações de sequestro é recomendável que os familiares não negociem diretamente com os criminosos e procurem o auxílio da polícia.
“Não há, mesmo com o pagamento dos valores solicitados pelos bandidos, garantir que a integridade total da vítima", contou o delegado.
Após dois pagamentos feitos pela família do menor sequestrado, um na última terça-feira (8) e outro na quinta-feira (10), o menor de idade foi posto em liberdade e, através da ajuda de uma desconhecida, subiu em um ônibus que se dirigia para Nazaré da Mata. Os valores pagos pela família aos sequestradores e o local onde o menor subiu na condução não foram divulgados.
Quando liberado, o jovem de 16 anos apresentava um ferimento na cabeça resultante de uma coronhada desferida por um dos criminosos durante uma tentativa de fuga do garoto. Os três suspeitos serão julgados pelos crimes de sequestro, formação de quadrilha e tortura. Eles foram encaminhados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, e permanecerão no local até o dia de seus julgamentos. Se condenados, os suspeitos poderão receber uma pena de até 17 anos de reclusão.
Na próxima segunda-feira (14), o GOE promete fornecer novos detalhes sobre a investigação do caso.
Sequestro
Na última terça-feira (8), criminosos foram até o bairro de Sertãozinho, localidade de Nazaré da Mata onde o garoto residia com seus pais, e raptaram o menor.
Segundo informações da polícia, os bandidos renderam o garoto e o colocaram dentro de um veículo Polo de cor preta.
Na última quinta-feira (10), aproximadamente 48h após o sequestro e depois da família realizar dois pagamentos aos bandidos, o menor de idade foi posto em liberdade.
FolhaPE