A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira (28) reajuste médio de 17,75% na conta de luz dos clientes da Celpe, distribuidora que atua em Pernambuco. O aumento começa a valer nesta terça (29).
Para os clientes de baixa tensão (residências), a tarifa sobe 17,69%. Já para a alta tensão, o aumento fica em 17,86%. De acordo com o diretor da Aneel André Pepitone, relator do processo, as despesas da Celpe com compra de energia foram 19% maiores neste reajuste, na comparação com o anterior. Essa conta, sozinha, respondeu por 11,12% de aumento na tarifa.
As regras do setor garantem às distribuidoras o repasse integral, aos consumidores, dos gastos com a compra de energia - essas empresas não têm lucro com a venda de energia, apenas adquirem das geradoras, em leilões organizados pelo governo ou no mercado à vista, e entregam aos clientes.
Pepitone informou ainda que o pedido da Celpe foi de um reajuste médio de 18,13% mas, após análise dos técnicos da agência, chegou-se ao índice de 17,75%.
Fonte: G1