Por Jamile Coelho
Não é de hoje que a estrada que liga os municípios de Itaquitinga a Condado, na Mata Norte, está em situação deplorável, cheia de buracos, sem qualquer tipo de iluminação e, claro, sem segurança e extremamente vulnerável a ações de bandidos. Ontem, para tentar chamar a atenção do Estado, kombeiros e moradores resolveram protestar e fechar a PE-004 ateando fogo em pneus. Mas, infelizmente, o problema está longe de ser solucionado. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, João Bosco de Almeida, “não tem nenhuma obra prevista.
Os contratos de manutenção preventiva estão sendo relicitados e só em abril devemos ter algum resultado”. A previsão é de que sejam liberados R$ 20 milhões. No ano passado, a promessa era de que a recuperação começaria a ser feita no início deste ano, mas a prioridade é tocar as obras de áreas com problemas mais graves e com maior tráfego. Como se as constantes ondas de assalto e os riscos de vida de uma população extremamente desassistida não valesse de nada.
Mas se o único problema da cidade fosse a PE, o negócio estava bom. Por lá, a segurança é zero, a saúde e educação são precárias e as obras do CIR, que gerava empregos, estão paradas e sem previsão de retomada.
Fonte: Folha PE - Coluna Folha Econômica