Espetáculo Estremeço, de Porto Alegre, é uma das atrações do festival
Neste janeiro, Pernambuco se transformará em palco de grandes espetáculos de artes cênicas e musicais. Começou nesta quarta-feira (8), a 20ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco. Com produção de Paula de Renor, Paulo de Castro e Carla Valença, o festival reúne, entre várias propostas, peças para adultos e crianças, montagens de rua, espetáculos de dança e shows musicais. São mais de 80 atrações diferentes, que seguem até 26 de janeiro e prometem agradar vários gostos. Em 2014, o evento homenageia a atriz, diretora teatral e produtora cultural Lúcia Machado e o agitador cultural Jomard Muniz de Brito.
» Confira a programação completa no site do 20º Janeiro de Grandes Espetáculos
» Confira a programação completa no site do 20º Janeiro de Grandes Espetáculos
A principal proposta do evento é promover o diálogo entre grupos locais, nacionais e internacionais. Para isso, faz parte da programação lançamentos de livros, oficinas, palestras e debates, distribuídos não apenas na capital pernambucana, mas também em Caruaru e Arcoverde, no Agreste do Estado, e em Goiana, na Zona da Mata Norte. Este ano, Olinda ficará de fora do circuito. "O Janeiro se diferencia dos outros festivais pela divulgação e por ser uma espécie de vitrine da produção local. Para isso, trazemos curadores de fora para assistir aos espetáculos. São grupos que dialogam com grupos locais. E tem diversidade maior de espetáculos para todos os gostos. Opereta, comédia, drama, para todas as idades. Com preços acessíveis para a população", destaca a produtora Paula de Renor.
Ator escocês e deficiente físico Robert Softley expõe em espetáculo a forma como lida com o corpo
Entre as atrações internacionais, destaque para "If These Spasms Could Speak" (Se estes Espasmos Pudessem Falar), com o ator escocês Robert Softley. Deficiente físico, Softley é uma referência no cenário das artes cênicas em seu país, com mais de dez anos de experiência no mundo artístico. Nesta montagem, com direito a tradução em legendas e audiodescrição, o ator passa ao público a forma com que lida com o corpo. "São espetáculos pequenos, muito delicados, escolhidos a dedo. O de Robert Softley assisti no Festival de Edimburgo e, graças ao apoio do British Council, trouxemos para cá. É um espetáculo delicado, divertido e emocionante. De um tema muito forte", ressalta.
Outro espetáculo internacional de destaque vem da Dinamarca. A atriz italiana Roberta Carreri, da companhia Odin Teatret, aterrissa em Pernambuco com "Traces in The Snow" (Pegadas na Neve), uma performance autobiográfica. A presença de montagens estrangeiras no Janeiro é resultado da visita de Paula de Renor em festivais nacionais e internacionais em 2013, com o objetivo de aproximar o público pernambucano com estes grupos e manter assim contato permanente. Parcerias com grupos nacionais também continua neste ano, com representantes de várias cidades brasileiras na programação, como Londrina (PR), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS).
De Camaragibe, Senhora de Engenho - Entre a Cruz e a Torá conta a trajetória da portuguesa Branca Dias
Entre as atrações da terrinha, Saracoteio - Xico de Assis e Grupo é um convite para uma imersão pela sonoridade brasileira. E o público não deve ficar parado, uma vez que saracotear significa agitar o corpo, com muita graciosidade, o que não falta aos brasileiros. Já entre as produções teatrais, Senhora de Engenho - Entre a Cruz e a Torá, da Companhia Popular de Teatro de Camaragibe, é uma das que concorre ao Prêmio Apacepe de Teatro e Dança. A montagem refaz a trajetória da vida da portuguesa Branca Dias, que fugida da Inquisição por ser judia, encontrou abrigo em Pernambuco no Brasil Colônia, em 1550.
O preço dos ingressos varia entre R$ 10 e R$ 40. A central de vendas funcionará na bilheteria do Teatro Santa Isabel, das 9h às 17h, diariamente (com exceção das segundas-feiras). Quem quiser, também pode adquirir entradas para encenações no Recife pelo site Compre Ingressos. No acesso aos espetáculos, em caso de meia entrada, será exigida a comprovação mediante apresentação de documento.
SERVIÇO
20º Janeiro de Grandes Espetáculos
Quando: 8 a 26 de janeiro
Fonte: NE10