10 janeiro 2014

Goiana: Vivix acende o forno da fábrica de vidros planos

Fábrica de vidros planos localizada em Goiana (PE) iniciou o processo de aquecimento do seu forno, que durará cerca de vinte dias, quando alcançará a temperatura adequada para a fusão do vidro e início da produção.

Com a sua obra concluída, a Vivix Vidros Planos, realizou hoje (09/01), em Goiana (PE), o acendimento do seu forno, que é considerado o “coração” da fábrica, e é composto por 15 mil toneladas de material refratário e aço. A cerimônia de acendimento, prática do setor vidreiro, foi restrita ao público interno e contou com a participação de acionistas do Grupo Cornélio Brennand, executivos e colaboradores. “O acendimento do forno é um momento histórico para a Vivix. Muito em breve estaremos produzindo vidros planos da única indústria do setor 100% brasileira, fato que muito nos honra”, comenta Paulo Drummond, presidente da Vivix.

No último mês, todos os equipamentos passaram por uma rigorosa inspeção, realizada por técnicos especializados em cada área. A equipe responsável por todo o processo, conta com especialistas de 10 nacionalidades, todos com experiência em indústrias de referência do setor.
A Vivix iniciará sua produção atingindo a capacidade de 800 t/dia e, após três meses de operação, deverá atingir a capacidade plena da planta, que é de 900 t/dia. O forno da Vivix poderá utilizar além do gás natural, outros combustíveis como o ar propanado e o óleo combustível. “Nossa ideia é operar em 100% do tempo utilizando gás natural, mas estamos preparados para utilizar dois diferentes tipos de combustíveis. Desta forma a operação da Vivix torna-se totalmente flexível e nos permite uma fácil adaptação às políticas econômicas e energéticas do País”, informa Odir Perazzi, diretor industrial da Vivix.

O evento de inauguração da Vivix está previsto para a segunda quinzena de março, quando a operação já estará estabilizada. Para este evento, serão convidados, autoridades, clientes, instituições financeiras, imprensa e colaboradores da empresa.
Ineditismo é uma das marcas da Vivix

A Vivix Vidros Planos, localizada no município de Goiana (PE), conta com uma área construída de 90 mil metros quadrados, e terá como principais clientes as indústrias da construção civil e moveleira. Com o início da operação em janeiro deste ano, a empresa irá gerar cerca de 410 novos empregos diretos e mais de 1.500 empregos indiretos, favorecendo uma cadeia produtiva estimada em 250 mil pessoas, entre beneficiadores e vidraceiros. A Vivix produzirá vidros planos incolores e coloridos, pintados, laminados e espelhos.

A empresa será uma das poucas indústrias de vidros float do mundo a utilizar o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro a partir da extração das matérias primas em minas próprias. Para isto, a Vivix conta com uma usina de beneficiamento, localizada no município de Pedras de Fogo, na Paraíba. “Seremos a única empresa do setor, no Brasil, a possuir a sua própria usina. Isto porque entendemos que a qualidade de nosso produto está diretamente relacionada com a qualidade dos insumos. Desta forma, teremos total controle do processo”, enfatiza o presidente Paulo Drummond. No local escolhido para a usina de beneficiamento, serão minerados e beneficiados a sílica, feldspato, dolomita e o calcário, que serão utilizados na produção de vidros planos. Este projeto terá uma capacidade instalada de 700 mil toneladas/ano.

A areia, principal matéria prima na produção do vidro, é extraída a 12 km do forno e beneficiada conforme demanda sob rigoroso controle de qualidade, garantindo que todas as características sejam mantidas dentro das especificações.

Além disto, a planta utilizará uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), que fará com que a empresa tenha um processo de produção mais eficiente do ponto de vista energético e menos poluentes reduzindo assim as emissões atmosféricas causadoras do efeito estufa.

Outra ação da Vivix será um moderno sistema de reuso integral de água e aproveitamento de águas das chuvas. “A Vivix nasce preparada para o futuro. Todo o projeto está em linha com normas nacionais e internacionais, sendo sempre adotada a norma ou regulamentação de maior rigor. O processo de operação segue os padrões internacionais, garantindo assim o cumprimento das normas de qualidade, meio ambiente saúde e segurança, acima das melhores práticas do mercado”, enfatiza Odir Pedrazzi.

A planta da Vivix

O complexo industrial da Vivix foi concebido por arquitetos especialistas em projetos de Plantas de Vidro Float e buscaram a eficiência e sustentabilidade como resultado final, não deixando de lado a beleza e a modernidade. A planta está estruturada em 90.000 m2 de edificações que possibilitaram uma grande flexibilidade de estoque e produtividade. Na área administrativa existe um espaço especial para o desenvolvimento dos profissionais do vidro, onde será instalada a sede da Academia do Vidro. O projeto arquitetônico também inclui áreas verdes no entorno da planta mantendo a harmonia com a natureza vizinha. Estes espaços verdes serão mantidos pela água proveniente do tratamento de efluente sanitário, sendo mais de 20 hectares de área verde.

Parlato
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-