13 dezembro 2013

Esporte: Estado receberá 17 CIE's. Goiana será contemplada com um Centro


Centros de Iniciação ao Esporte integrarão, em um só espaço, diversas atividades físicas com foco no lazer e no esporte de alto rendimento

Entre as muitas funções que o esporte pode apresentar, a mais importante é a inclusão social. Com essa premissa, o Ministério do Esporte criou os Centros de Iniciação ao Esporte (CIE), que pretende construir 17 centros de treinamento em Pernambuco (um no Recife e os outros 16 no Interior). O CIE está incluído na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento e integrará, em um só espaço, diversas atividades físicas com foco no lazer e no esporte de alto rendimento.

A deputada federal Luciana Santos foi responsável por intermediar a iniciativa no Estado. De acordo com ela, o investimento vai custar R$ 1 bilhão. “Cada município terá de tratar as questões burocráticas, abrir edital e definir a empresa que construirá o centro. Como este é um projeto do governo federal, os recursos já foram repassados”, garantiu a deputada.

Os 17 municípios contemplados com CIE são: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife e São Lourenço da Mata, na região metropolitana. Garanhuns, Gravatá, Caruaru, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão, no interior do estado. O critério para seleção das cidades é cada uma ter o número de habitantes acima de 70 mil.

O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
JCOnline
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-