20 dezembro 2013

Goiana: Prefeitura emite nota sobre denúncias dos moradores do Lot Katarina Gadelha

Após denúncia veiculada pelo Blog do Anderson Pereira no dia 17/12/2013, Prefeitura de Goiana emite nota sobre o caso. Na publicação intitulada "Moradores sofrem com mau cheiro exalado pelo chorume dos caminhões de lixo", os moradores do Loteamento Katarina Gadelha, área central de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, denunciavam o cheiro insuportável do chorume que escorria dos carros de lixo da Brásfort, empresa de limpeza urbana contratada pela Prefeitura do município.

Segundo o relato dos denunciantes, além do forte odor, os veículos da empresa são estacionados em frente as garagens da vizinhança, "além da fedentina, ficamos presos em casa, pois eles colocam os caminhões em frente à nossa garagem. Tenho um familiar que é enfermo e se necessitar sair com o carro, não podemos. É uma vergonha e uma falta de respeito", falou a aposentada Edilene de Souza.

O segurança Valdemir Rabelo Alcantara disse que a empresa Brásfort mesmo possuindo espaço interno, os compactadores e caminhões ficam a noite inteira em via pública, deixando os moradores sob o forte mau cheiro do chorume que escorre dos veículos, "Quando saímos de nossas casas temos que usar 'máscaras' improvisadas para suportar o mau-cheiro. Já comunicamos aos funcionários da empresa, mas de nada adiantou. Esses problemas vem causando transtorno à nós e ao fluxo de veículos. Estamos indignados com o descaso dos gestores da empresa", criticou.

O chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. O líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre) e tem alto potencial de contaminação.

Confira abaixo a nota da Prefeitura em resposta às denúncias apontadas.
"Em reposta à denúncia feita no Blog, a Prefeitura de Goiana informa que já notificou a empresa Brásfort e a mesma se comprometeu a não estacionar os carros compactadores de lixo fora da garagem.  A partir de agora, em qualquer momento do dia, os carros serão recolhidos. A lavagem dos carros também será intensificada. A Prefeitura solicitou que a Brasfort procure um outro local, distante de residências, para instalar uma nova garagem."
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-