Romulo Maciel Filho foi reconduzido à presidência da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde, por mais quatro anos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. O economista, que assumiu o comando da estatal pela primeira vez em outubro de 2009, inicia este novo mandato com o desafio de concluir a construção da fábrica, que está sendo erguida em Goiana, Pernambuco, e lá iniciar a pioneira produção de hemoderivados e recombinantes em solo nacional. Estes medicamentos irão beneficiar milhares de pessoas portadoras de doenças graves como hemofilia, câncer, Aids, imunodeficiências primárias e cirrose atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A primeira gestão de Maciel Filho, que também volta a acumular a Diretoria de Desenvolvimento Industrial, foi marcada por avanços significativos. Entre eles, a retomada das obras da fábrica, em junho de 2010, a incorporação pela Hemobrás da gestão do ciclo do plasma nacional, a inauguração e o início da operação da primeira etapa da unidade fabril; a assinatura do contrato de transferência de tecnologia com a Baxter International para produção do fator VIII recombinante em solo nacional, a distribuição de medicamentos para o SUS advindos das transferências de tecnologia; e a constante busca de aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão, tornando-os mais inovadores.
“A Hemobrás tem como visão de futuro ser uma empresa certificada nacional e internacionalmente, reconhecida pela redução progressiva da dependência externa de medicamentos hemoderivados e reagentes, pela autossuficiência nacional nesses produtos e pela melhoria de vida das pessoas usuárias. E é com esse propósito que continuaremos o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos à frente desta estatal. Darei o máximo de mim para honrar esta confiança em mim depositada pela Presidenta Dilma e pelo Ministro Alexandre Padilha e cumprir a missão”, afirmou o presidente da Hemobrás. A previsão de conclusão das obras da fábrica é 2016. Lá, serão produzidos os hemoderivados de maior consumo no mundo – albumina, imunoglobulina, fatores de coagulação VIII e IX, fator de von Willebrand e complexo protrombínico –, além do fator VIII recombinante.
Currículo - Natural do Recife, Romulo Maciel Filho, 54 anos, é servidor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 1986. Possui mestrado em Planejamento e Gestão de Políticas de Saúde pela Leeds Metropolitan University e doutorado pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Exerceu várias atividades de gestão no setor público. Para assumir a Hemobrás, desligou-se em 2009 da vice-presidência de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Assessoria