Programação se concentra na Mata Norte de Pernambuco, com shows de música, sambadas e aulas espetáculos de cultura popular, mostras de cinema e debates.
O Festival Canavial 2013 convida todos a sambar durante um mês inteiro. Nos terreiros, nos parques, nas praças, nos engenhos, no palco, nas escolas. E aqui entenda: o samba ou a sambada é mais abrangente do que muitos brasileiros conhecem. Não está restrito a um gênero musical e suas variações, mas ao sentido de festa popular com música e dança. Então, além do samba enredo e do samba canção, no Festival Canavial, o samba é maracatu, coco de roda, cavalo-marinho, caboclinho, forró, ciranda, índio, congo, aruenda e embolada.
O festival, que inicia no dia 08 de novembro e se estende até 08 de dezembro, faz um convite à música, a cultura popular, ao cinema, a diversão e também a reflexão sobre a cultura e as políticas públicas. Na 7ª edição, o evento recebe mais de 60 convidados, entre artistas, grupos, pesquisadores e mestres da cultura popular, de Pernambuco e de outros estados, em uma programação que abrange dez cidades, a maioria delas na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A programação acontece em Aliança, Goiana, Nazaré da Mata, Itaquitinga, Vicência, Timbaúba, Carpina, Tracunhaém, Condado e Ipojuca, esta última pela primeira vez recebe o festival. Os homenageados desta edição são o cirandeiro Mestre Biloco e o professor e pesquisador Severino Vicente. O acesso a todas as atividades é gratuito. Confira a programação ABAIXO.
A programação do festival é formada a partir da união de projetos que mostram a força da produção do Movimento Canavial e sua rede de diversidade cultural. Este ano, quatro projetos incentivados pelo Funcultura, do Governo do Estado, estão inseridos no festival: Leitura, Memória e Cidadania – Manutenção e Circulação da Biblioteca Mestre Batista; Tem samba no Terreiro; Mostra infantil Cinemata; e Mostra Canavial de Cinema. Assista a vinheta da Mostra Canavial de Cinema:
O Festival Canavial é um projeto contemplado pelo Programa Petrobras Cultural, realizado pelo Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Associação Canavial e Associação Reviva. A produção é feita conjuntamente por Afonso Oliveira Produções Culturais, Pentagrama Promoções e Canavial Arte e Cultura, com o apoio das prefeituras de Vicência, Itaquitinga, Ipojuca e Nazaré da Mata.
PROGRAMAÇÃO GERAL
PROGRAMAÇÃO GERAL
PALCO CANAVIAL
22/11/2013 (Sexta) – Porto de Galinhas
19h30 – Vá Gouvêia (Ipojuca-PE)
20h30 – Afonjah (Recife-PE)
21h30 - - Maracatu Estrela de Ouro (Aliança – PE)
22h30 - Leci Brandão (Rio de Janeiro-RJ)
23/11/2013 (Sábado) – Porto de Galinhas
19h30 – Banda Belina Azul (Ipojuca-PE)
21h - Maracatu Alfaia da Praia (Ipojuca-PE)
22h – Silvério Pessoa (Recife-PE)
22/11/2013 (Sexta) – Nazaré da Mata
20h às 22h – Encontro dos Maracatus - Maracatu Águia Dourada (Nazaré da Mata)
• Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata)
• Maracatu Leão Tucano (Nazaré da Mata)
• Maracatu Coração Nazareno (Nazaré da Mata)
• Maracatu Leão da Serra (Vicência)
22h – Italo Pay e a Zabumba Mundi (Goiana)
23/11/2013 (Sábado) - Vicência
21h – Fábio Carvalho e Banda Manguerê - O Congo – Part. Especial Beth de Oxum (Vitória – ES/Olinda - PE)
22h – Baixinho dos 8 Baixos – Part. Especial Silvinho Cavalcanti - (Vicência - PE)
23h – Homenagem a Biu Vicente com o Mestre Zé Duda e o Terno do Maracatu Estrela de Ouro (Aliança-PE)
0h – Leci Brandão (Rio de Janeiro - RJ)
08/12/2013 (Domingo) - Itaquitinga
16h30 – Índio Canindé Brasileiro (Itaquitinga - PE)
17h – Orquestra 15 de Novembro (Upatininga - PE)
17h30 – Ciranda da Flôr (Itaquitinga - PE)
18h – Silvério Pessoa (Recife - PE)
20h – Chico César (Catolé do Rocha - PB)
PROJETOS ESPECIAIS* patrocinados pelo Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco.
LEITURA, MEMÓRIA E CIDADANIA – Manutenção e Circulação da Biblioteca Mestre Batista
Desde 2006 a Biblioteca Mestre Batista realiza ações de fomento à leitura com crianças e jovens da comunidade rural de Chã de Camará, Aliança – PE. Em 08 anos de atividades recebeu diversas premiações e realizou diversos projetos estruturando suas ações, seja em seu acervo (bibliográfico, iconográfico e de memória) e na formação de jovens do local. Além da manutenção das atividades semanais desenvolvidas no espaço da Biblioteca Mestre Batista, o projeto “Leitura, memória e cidadania” realizará a circulação e difusão de seu importante acervo num ônibus-biblioteca, com atividades de fomento à leitura e de valorização da memória e cultura local, por duas comunidades rurais que possuem fortes relações na construção da história de Chã de Camará, Santa Luzia e Upatininga. Levando para cada uma dessas comunidades dois dias de muitas atividades culturais, com o ônibus-biblioteca, contação de histórias, rodas de leitura, atividades recreativas, apresentação do acervo de memória, exibição do cineclube Cinemata, e aula espetáculo do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e do Cavalo Marinho Mestre Batista.
TEM SAMBA NO TERREIRO
05 terreiros da Zona da Mata Norte Pernambucana, 07 Maracatus Rurais, 07 Mestres, uma caboclaria animada e muito samba. Esse é o projeto TEM SAMBA NO TERREIRO, a realização de atividades culturais em terreiros de renomados Maracatus Rurais da região, para reviver antigas tradições dessa manifestação popular, as sambadas - brincadeiras que duram a noite inteira, com muito verso de improviso, num duelo poético entre dois Mestres de Maracatus distintos. Nos terreiros dos Maracatus: Pavão Misterioso de Upatininga, em Aliança; Leão Misterioso de Nazaré da Mata, em Nazaré da Mata; Leão Misterioso de Tracunhaém, em Tracunhaém; Águia Dourada de Nazaré da Mata, em Nazaré da Mata; e Leão Vencedor de Carpina.
MOSTRA INFANTIL CINEMATA – Cinema de Animação na Zona da Mata – PE
O cineclube Cinemata de forma itinerante expande suas ações, agora para outras comunidades rurais do município de Aliança – PE, através da Mostra Infantil Cinemata. Levando o cinema e as discussões relacionadas ao cotidiano das crianças e jovens filhas e filhos de canavieiros para além do terreiro do Sítio Chã de Camará, no intuito de contribuir para o acesso à arte do cinema e fortalecer as relações sócio-culturais através da valorização da identidade cultural local. Serão 03 dias de exibição de cinema de animação, cerca de 150 minutos de projeção, nos distritos de Tupaoca, Upatininga e Macujê. Numa experiência realmente inovadora para as crianças e jovens desses locais, possibilitando uma interação através de sons, imagens e movimentos.
MOSTRA CANAVIAL DE CINEMA
A 3ª Mostra Canavial de Cinema é uma realização do Núcleo de Produção Engenho Digital, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e apoio dos municípios que recebem o festival.
Desde sua primeira edição, em 2011, a Mostra Canavial vem provocando reflexões acerca da realidade da Zona da Mata Norte. Ano passado, implementou um núcleo de produção audiovisual nesta região, marcada em nossa atualidade pelo desenvolvimento econômico como a instalação de empresas de grande porte como a FIAT, investimentos massivos na construção do complexo esportivo para a Copa do Mundo de 2014. Como resposta a esses acontecimentos, a Mostra Canavial se coloca a favor do empoderamento das populações locais dos signos de sua cultura, história e atualidade, através de exibições públicas e gratuitas, debates e celebrações.
PROGRAMAÇÃO POR CIDADE
MOSTRA CANAVIAL DE CINEMA
A 3ª Mostra Canavial de Cinema é uma realização do Núcleo de Produção Engenho Digital, com o incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e apoio dos municípios que recebem o festival.
Desde sua primeira edição, em 2011, a Mostra Canavial vem provocando reflexões acerca da realidade da Zona da Mata Norte. Ano passado, implementou um núcleo de produção audiovisual nesta região, marcada em nossa atualidade pelo desenvolvimento econômico como a instalação de empresas de grande porte como a FIAT, investimentos massivos na construção do complexo esportivo para a Copa do Mundo de 2014. Como resposta a esses acontecimentos, a Mostra Canavial se coloca a favor do empoderamento das populações locais dos signos de sua cultura, história e atualidade, através de exibições públicas e gratuitas, debates e celebrações.
PROGRAMAÇÃO POR CIDADE
ALIANÇA
O município de Aliança é conhecido por seus grandes Mestres da Cultura Popular, entre eles Mestre Zé Duda, Mestre Batista e Mestre Salustiano. Nomeada “berço da cultura popular” possui diferentes manifestações culturais como Maracatu Rural, Cavalo Marinho, Coco de Roda, Ciranda, Violeiros e Emboladores. Está localizada a 82 km da capital Recife. Entre os grupos reconhecidos nacionalmente do município está o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, que tem sua sede localizada na comunidade rural de Chã de Camará, espaço do Ponto de Cultura Estrela de Ouro, um importante equipamento cultural do local. Possui uma das mais relevantes Bandas de Música da região, a Sociedade Musical 15 de Novembro, que neste ano comemora seus 125 anos de tradição musical.
09/11/2013 (Sábado) - Tem Samba no Terreiro – Distrito de Upatininga
Local: Sede do Maracatu Pavão Misterioso
Horário: 22h
Sambada com os Mestres André Dilica do Maracatu Pavão Misterioso de Upatininga (Aliança-PE) e Sibia do Maracatu Águia Dourada (Nazaré da Mata – PE)
11 e 12/11/2013 (Segunda e Terça) – Leitura, Memória e Cidadania – Comunidade de Santa Luzia
Local: Campo de Futebol de Santa Luzia
Horário: 9h às 17h
Dia 12 (Terça) – Aula Espetáculo do Cavalo Marinho Mestre Batista (Aliança-PE)
13 e 14/11/2013 (Quarta e Quinta) - Leitura, Memória e Cidadania – Distrito de Upatininga
Local: Escola Reunida Monsenhor Marinho
Horário: 9h às 17h
Dia 14 (Quinta) – Aula-espetáculo do Maracatu Estrela de Ouro (Aliança-PE)
13/11/2013 (Quarta) – Mostra Infantil Cinemata – Distrito de Tupaoca
Local: Em frente a Igreja de Nossa Sra. Do Rosário dos Homens Pretos
Horário: 20h
14/11/2013 (Quinta) - Mostra Infantil Cinemata – Distrito de Upatininga
Local: Escola Reunida Monsenhor Marinho
Horário: 20h
15/11/2013 (Sexta) - Mostra Infantil Cinemata – Distrito de Macugê
Local: Em frente à Igreja de Nossa Sra. Da Lapa
Horário: 20h
15/11/2013 (Sexta) – Apresentação da Banda 15 de novembro (125 anos) – Distrito de Upatininga
Local: Em frente à Sede da Banda 15 de novembro
Horário: 21h30
16 e 17/11/2013 (Sábado e Domingo) - Mostra Canavial de Cinema – Distrito de Upatininga
Local: Em frente à Igreja de Nossa Sra. do Bom Despacho
Hora: 19h
CARPINA
Carpina é conhecida como “Cidade dos Mamulengos”, possui diversos artesãos e brincantes dessa manifestação cultural. Mas também se destaca por sua pluralidade cultural com Maracatus rurais, emboladores e cirandeiros. Está localizada a 56 km de Recife.
23/11/2013 (Sábado) - Tem Samba no Terreiro – Carpina
Local: Sede do Maracatu Leão Vencedor
Hora: 22h
Sambada com os Mestres João Limoeiro do Maracatu Leão Vencedor (Carpina-PE) e João Paulo do Maracatu Leão Misterioso (Nazaré-PE)
30/11 e 01/12/2013 (Sábado e Domingo) – Mostra Canavial de Cinema – Carpina
Local: Praça 01
Hora: 19h30
CONDADO
“Terra do Cavalo Marinho” assim é conhecido o município de Condado. Distante 58 km de Recife, abriga vários grupos dessa manifestação popular como o Cavalo Marinho Estrela Brilhante dos Mestres Antônio Teles e Nice Teles. Também é relevante sua tradição nas Bandas de Música, está localizada na cidade a Filarmônica 28 de Junho, instituição musical que desenvolve suas atividades musicais desde 1905, onde também funciona o Ponto de Cultura Retretas.
08 e 09/11/2013 (Sexta e Sábado) - Mostra Canavial de Cinema – Condado
Local: Praça 11 de novembro
Horário: 19h30
GOIANA
A cidade de Goiana está localizada no litoral norte de Pernambuco, a 62 km da capital, possui a maior população da região da Zona da Mata Norte. Além de seu belo litoral, Goiana é conhecida por seu Sítio Histórico, declarado Patrimônio Histórico Nacional em 1938 com antigas igrejas, mosteiros e engenhos. É chamada “Terra dos Caboclinhos”, destaque por ter vários grupos e tribos dessa manifestação cultural indígena. Abriga o Cine Teatro Polytheama, importante equipamento cultural da região. Também está na cidade a Banda de Música mais antiga da América Latina, a Sociedade Musical Curica. A criação do seu distrito industrial trouxe um crescimento econômico, com a construção do Pólo Farmacoquímico e do Pólo Automotivo.
08, 09 e 10/11 (Sexta, Sábado e Domingo)– Mostra Canavial de Cinema
Cine Polytheama
Horário: 19h30
IPOJUCA
A cidade de Ipojuca está localizada no litoral Sul de Pernambuco, a 53 km do Recife. Grande produtora da monocultura açucareira na região da Zona da Mata Sul, no desenvolvimento econômico do local também é bastante forte a atividade turística. Possui lindas praias em seu litoral e é destino garantido de quem chega à Pernambuco. A mais famosa é Porto de Galinhas.
22/11/2013 (Sexta) – Palco Canavial - Porto de Galinhas
20h30 - Silvério Pessoa (Recife)
21h30 - Maracatu Estrela de Ouro (Aliança)
22h – Vá Gouvêia (Ipojuca)
23h – Afonjah (Recife)
0h - Maracatu Alfaia da Praia (Ipojuca)
0h30 - Leci Brandão (Rio de Janeiro)
ITAQUITINGA
O município de Itaquitinga é bastante rico em manifestações populares, como o Maracatu Rural, o cavalo marinho e a Ciranda. A tradição das Bandas de Música também é forte no local, abriga uma importante Orquestra da região, a Sociedade Musical 05 de Junho, com mais de 35 anos de história e cultura. Distante a 49 Km da capital, a cidade também se destaca por sua gastronomia com comidas típicas produzidas nas comunidades rurais dos engenhos locais.
08/12/2013 (Domingo) - 14h às 17h
Seminário: A Música na Zona da Mata Norte de Pernambuco
Palestrantes
Representante da Banda Curica de Goiana
Representante da Banda 28 de junho de Condado
Biloco (Mestre da Cultura Popular de Goiana)
Mediador: Ítalo Pay (Cantor e Presidente da Associação dos Profissionais de Música de Goiana)
08/12/2013 (Domingo) – Palco Canavial
Local: Praça Central
16h30 – Índio Canindé Brasileiro (Itaquitinga)
17h – Orquestra 15 de Novembro (Upatininga)
17h30 – Ciranda da Flôr (Itaquitinga)
18h – Silvério Pessoa (Recife - PE)
Localizada a 65Km de Recife, Nazaré da Mata é conhecida por sua manifestação cultural mais expressiva, o Maracatu Rural. Inicialmente intitulada “Terra dos Maracatus Rurais”, hoje recebe o título da “Capital Estadual dos Maracatus”. Possui o maior número de grupos de maracatus rurais da região, cerca de 40. E é destino garantido daqueles que querem assistir todo ano o Encontro dos Maracatus Rurais. Foi criado na cidade um espaço cultural em homenagem a essa importante tradição, o Parque dos Lanceiros, que atualmente possui diversos eventos culturais. O município abriga também o Ponto de Cultura Engenho dos Maracatus e o Pontão de Cultura Canavial, localizado no Engenho Santa Fé.
16/11/2013 (Sábado) – Tem Samba no Terreiro
Local: Sede do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata
Horário: 22h
Sambada com Mestre João João Paulo do Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata-PE) e Mestre João Limoeiro do Maracatu Leão Vencedor (Carpina-PE).
22/11/2013 (Sexta) - Palco Canavial
Local: Parque dos Lanceiros
20h às 22h - Encontro dos Maracatus - Saída da Praça João XXIII (Catedral)
• Maracatu Águia Dourada (Nazaré da Mata - PE)
• Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata - PE)
• Maracatu Leão Tucano (Nazaré da Mata - PE)
• Maracatu Coração Nazareno (Nazaré da Mata - PE)
• Maracatu Leão da Serra (Vicência - PE)
22h – Show Ítalo Pay e a Zabumba Mundi (Goiana – PE)
22 e 23/11/2013 – Encontro Conexão Pontos de Cultura
Local: Engenho Santa Fé
Hora: das 9h às 17h
Encontro que reúne representantes da Conexão Pontos de Cultura, composta pelos Pontos de Cultura Estrela de Ouro (Aliança), Cinema de Animação (Olinda), Cabras de Lampião (Serra Talhada), Farol da Vila (Cabo de Santo Agostinho), Coco de Umbigada (Olinda), Bacamarteiros: Tiro da Paz (Cabo de Santo Agostinho), Ponto de Cultura Engenhos dos Maracatus (Nazaré da Mata), Pontão Canavial (Nazaré da Mata) e Pontão Iteia (Recife).
23/11/2013 (Sábado) – Tem Samba no Terreiro – Nazaré da Mata
Local: Capela São José – Sertãozinho
Horário: 22h
Sambada com Mestre Sibia (Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata-PE)
e Dedinha (Maracatu Cambindinha de Araçoiaba-PE)
23/11/2013 (Sábado) – Embolada dos Mestres
20h - Maracatu Leão Misterioso (Tracunhaém – PE)
21h - Coco Canavial do Valmir e Mestre Biô (Nazaré)
22h – Mestre Deca Emiliano (Tracunhaém – PE)
23h - Ticuqueiros (Nazaré da Mata – PE)
23 e 24/11/2013 (Sábado e Domingo) - Mostra Canavial de Cinema
Local: Engenho Camarazal
Hora: 19h30
23/11/2013 (Sábado) – Seminário Canavial
Local: Engenho Santa Fé
9h às 12h – Mesa 1 – Pequenas Subversões
Palestrantes
Isa Trigo (professora da Universidade Estadual da Bahia – BA)
TT Catalão (jornalista, poeta e fotógrafo – DF) apresentando o projeto RupturaContradição
Joana D´Arc (produtora cultural – Vicência - PE) apresentando o projeto
Escola de Cultura Canavial
Afonso Oliveira (produtor cultural) apresentando o projeto Mestres em Movimento
Mediadora: Valéria Vicente (jornalista, bailarina e professora da UFPB – Recife-PE)
14h às 17h - Mesa 2 – A Cultura brasileira pós-programa Cultura Viva
Palestrantes
Célio Turino (Professor da UNICAMP e Consultor de Políticas Culturais)
João Roberto Peixe (Designer e Consultor de Políticas Culturais)
Chico Simões (Mamulengueiro e membro da Comissão Nacional de Políticas Culturais)
Mediador: Severino Vicente da Silva (Biu Vicente) (Professor da UFPE)
30/11/2013 (Sábado) – Embolada dos Mestres
Local: Parque dos Lanceiros
Hora: 20h
Pena Branca e Vem Vem (Timbaúba – PE)
Coco de Roda Panela de Barro (Tracunhaém – PE)
Homenagem ao Mestre Biloco com o Maracatu Aruenda (Goiana - PE)
Assessoria