A Coordenadoria da Mulher de Goiana participou da entrega de duas unidades móveis de atendimento às mulheres vítimas de violência que vão percorrer áreas rurais de Pernambuco a partir do próximo dia 1º. A iniciativa é uma parceria entre os governos estadual e federal e foi anunciada na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda.
Os oito primeiros municípios a receberem inicialmente atendimentos e campanhas de incentivo às denúncias contra a violência serão Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Itambé, Macaparana, Goiana e Aliança. “Esses ônibus farão com que possamos entrar nas áreas rurais e encontrar com as mulheres, discutir e acompanhá-las”, pontuou a secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque. A ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, participou da entrega das unidades móveis. “Queremos chegar à tolerância zero à violência contra a mulher. Elas estão com mais coragem de denunciar”, disse Eleonora.
Dos 184 municípios pernambucanos, apenas três não possuem área rural (Recife, Paulista e Camaragibe). A primeira campanha a ser veiculada após a cessão das unidades moveis será a “Violência Contra a Mulher não dá Frutos”, que objetiva sensibilizar e conscientizar a população rural de Pernambuco, no sentido de criminalizar o machismo, divulgando os mecanismos garantidos na Lei Maria da Penha (de nº 11.340) para a punição dos agressores. Também será difundida a Rede Pernambucana de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
Nos locais visitados, equipes da Secretaria estarão promovendo palestras educativas sobre o fenômeno da violência contra a mulher e sobre a Lei Maria da Penha, distribuição de material educativo, incluindo a Rede de Atendimento e a Central Cidadã Pernambucana (0800.2.81.81.87) e atendimento individual.
Secom Goiana