Nota da Prefeitura Municipal do Condado
Em resposta a matéria veiculada no Blog do Anderson Pereira na última quinta-feira (03) sobre a suspensão do transporte universitário no município, a Prefeitura Municipal do Condado informa que a medida tomada foi extremamente necessária diante da grave crise financeira em que se encontra o município do Condado.
Em reunião convocada pela prefeita Sandra Felix na última quarta-feira (02) a situação foi exposta aos motoristas que estão há dois meses sem receber o valor repassado pelo município, que é de 60%. A prefeita também reuniu os estudantes que se deslocam diariamente e arcam com 40% desta despesa. Em nova reunião realizada após um protesto organizado pelos estudantes, uma comissão de alunos foi recebida pela prefeita Sandra Felix e sua equipe com representantes da Secretaria de Educação, Finanças, Jurídico, Gabinete e Governo a fim de expor a real situação enfrentada pelo município que neste mês não conseguiu sequer honrar a folha de pagamento.
Os estudantes vieram pleitear um prazo maior para a cobertura dada ao município em razão da realização de provas que estão acontecendo. A prefeita havia anunciado que só arcaria com as despesas até esta sexta-feira (04), porém atendendo ao pleito dos estudantes a mesma consultou os motoristas que se comprometeram a manter o serviço até o dia 11 de outubro quando finaliza o período de provas.
O município orientou os estudantes a se organizarem em Associação para que futuramente se busque a melhor forma de firmar uma parceria com a classe e informou ainda que já existem projetos de conseguir mais unidades de ônibus do Programa Caminhos da Escola que através de uma resolução liberou este transporte para alunos universitários, de forma que não comprometa o ensino fundamental. As unidades existentes atualmente no município não atendem a demanda de alunos que chega a aproximadamente 500 estudantes que se deslocam diariamente para Goiana, Timbaúba, Recife, João Pessoa e Pedras de Fogo.
Segundo a prefeita, a situação do transporte universitário está insustentável financeiramente e a decisão da suspensão só foi tomada depois de várias análises junto ao financeiro e jurídico do município. “A decisão foi muito difícil, mas necessária. Não temos condições de honrar com o pagamento dos motoristas e não vamos levar uma situação desta à diante. Esperamos conseguir apoio para ajudar os estudantes e não vamos desistir de lutar por melhores condições para o nosso município. Estaremos sempre abertos ao diálogo e não vamos nos esconder. Por isso convocamos reuniões e tudo que falamos podemos provar com documentos. Dar essa notícia é extremamente triste. Mas não temos outra solução para o momento”, afirmou Sandra Felix.
Leia a matéria: "Condado: Estudantes podem ficar sem transporte" publicada na última quinta-feira, dia 3.