17 agosto 2013

Goiana: Hemobrás forma sua primeira turma de estagiários

Ao todo, 12 jovens foram selecionados para estagiar na fábrica de hemoderivados, que está na reta final das obras em Goiana, na Mata Norte

É com uma mochila nas costas que a estudante Lucivânia Maria de Sousa Araújo, 24 anos, sai todo dia de casa. A bolsa está pronta para um longo dia de estudos e trabalho. Lucivânia é um dos 12 jovens selecionados para estagiar na fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), que está sendo construída em Goiana, na Zona da Mata Norte.

“Eu soube da seleção e não pensei duas vezes antes de me inscrever. Para mim é um privilégio. Eu estou aprendendo e, ainda, ganho um dinheiro extra para o meu sustento”, diz, cheia de planos. O estágio na Hemobrás começa às 8h. De lá, a estudante e os demais companheiros de trabalho seguem em uma van para o centro de Goiana, onde está localizada a escola onde ela cursa o terceiro ano do ensino médio.

A tarde é toda dedicada aos estudos. Uma rotina que ela segue à risca. “Sempre sonhei em fazer uma faculdade de engenharia química. Estou estudando para isso. Mas gosto muito de biologia e trabalhar na fábrica da Hemobrás pode me levar para outra área. É por isso que já vou me inscrever no concurso.”

Após a maratona de aulas, a estudante pega um novo transporte e segue para o terceiro turno: dar aulas particulares para jovens e adultos que estão se alfabetizando no distrito de Tejucupapo, onde ela mora com a mãe e o padrasto. “É cansativo, mas vale a pena”, fala, cheia de energia. 

O estágio na Hemobrás terá duração de seis meses. Lá, os estudantes atuarão no Bloco 1, que já está em operação. É lá que são realizados os serviços de recepção, triagem e armazenamento de todo o plasma industrial (matéria-prima dos medicamentos hemoderivados) coletado em 117 hemocentros brasileiros. A partir de agora, será de responsabilidade dos estudantes a triagem do plasma, etapa que consiste na verificação do material que chega a Goiana. 

Durante o período de estágio, os estudantes terão direito a uma bolsa-estágio e transporte. Com o início do trabalho desses estudantes, a Hemobrás totaliza uma equipe de 38 estagiários de níveis médio, normal médio, técnico e superior, distribuídos em praticamente todos os setores da empresa, em Pernambuco e Brasília.

Fonte: Diario PE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-