É com uma mochila nas costas que a estudante Lucivânia Maria de Sousa Araújo, 24 anos, sai todo dia de casa. A bolsa está pronta para um longo dia de estudos e trabalho. Lucivânia é um dos 12 jovens selecionados para estagiar na fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), que está sendo construída em Goiana, na Zona da Mata Norte.
“Eu soube da seleção e não pensei duas vezes antes de me inscrever. Para mim é um privilégio. Eu estou aprendendo e, ainda, ganho um dinheiro extra para o meu sustento”, diz, cheia de planos. O estágio na Hemobrás começa às 8h. De lá, a estudante e os demais companheiros de trabalho seguem em uma van para o centro de Goiana, onde está localizada a escola onde ela cursa o terceiro ano do ensino médio.
A tarde é toda dedicada aos estudos. Uma rotina que ela segue à risca. “Sempre sonhei em fazer uma faculdade de engenharia química. Estou estudando para isso. Mas gosto muito de biologia e trabalhar na fábrica da Hemobrás pode me levar para outra área. É por isso que já vou me inscrever no concurso.”
Após a maratona de aulas, a estudante pega um novo transporte e segue para o terceiro turno: dar aulas particulares para jovens e adultos que estão se alfabetizando no distrito de Tejucupapo, onde ela mora com a mãe e o padrasto. “É cansativo, mas vale a pena”, fala, cheia de energia.
O estágio na Hemobrás terá duração de seis meses. Lá, os estudantes atuarão no Bloco 1, que já está em operação. É lá que são realizados os serviços de recepção, triagem e armazenamento de todo o plasma industrial (matéria-prima dos medicamentos hemoderivados) coletado em 117 hemocentros brasileiros. A partir de agora, será de responsabilidade dos estudantes a triagem do plasma, etapa que consiste na verificação do material que chega a Goiana.
Durante o período de estágio, os estudantes terão direito a uma bolsa-estágio e transporte. Com o início do trabalho desses estudantes, a Hemobrás totaliza uma equipe de 38 estagiários de níveis médio, normal médio, técnico e superior, distribuídos em praticamente todos os setores da empresa, em Pernambuco e Brasília.
Fonte: Diario PE