O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, recebeu, ontem (15), representantes de um grupo multinacional do segmento automotivo que pretendem instalar uma indústria na Paraíba. A empresa é uma das principais fornecedoras das linhas de montagem da Fiat no Brasil e vai construir uma fábrica para atender à nova unidade da montadora em Goiana (PE).
Durante o encontro, o governador apresentou os incentivos para instalação da empresa no estado. “Entre janeiro e fevereiro, teremos duas escolas técnicas já em funcionamento, capacitando mão de obra para trabalhar junto às empresas que irão compor aquele polo industrial. Além dos incentivos fiscais e de locação, a Paraíba tem qualificação de mão de obra, logística e melhor ambiente de negócios para oferecer às empresas que aqui desejem se instalar”, detalhou Ricardo Coutinho.
A logística do estado foi outro ponto favorável destacado pelo governador. “Teremos mais de dois mil quilômetros de rodovias construídas na Paraíba, formando a melhor malha viária do Nordeste, temos um porto capaz de atender suficientemente a demanda das empresas que estão chegando”, disse.
A produção local também apresentou crescimento na Paraíba nos últimos anos, conforme observou o governador. “O estado contava com 7 mil empresas, em 2010, e passou para 11,4 mil no ano passado, apenas do segmento industrial”.
O projeto da multinacional visa atender à demanda das três novas linhas de produtos que serão desenvolvidas na planta de Goiana. A empresa projeta e constrói as máquinas que fazem a montagem dos veículos, bem como os robôs e os programas utilizados no processo.
Serão gerados aproximadamente 100 empregos diretos com a instalação da fábrica e a troca de conhecimento entre os engenheiros de outros países com os profissionais do estado pode ser outro benefício para a Paraíba.
A Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) está à frente das negociações. A presidente da Companhia, Tatiana Domiciano, participou do encontro que também reuniu o secretário da Receita Estadual, Marialvo Laureano, e o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome. Ela destacou a contribuição que a instalação do grupo pode provocar na economia da Paraíba. “Eles são grandes fornecedores da Fiat e também de outras montadoras. A vinda do grupo para o nosso estado vai fortalecer nossa atividade industrial e o crescimento do polo automotivo que está se formando também no Litoral Sul do nosso estado”, afirmou a presidente.
Os empresários ficarão ainda mais alguns dias na Paraíba, em reuniões com o Serviço Nacional de Apoio a Indústria (Senai), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além de outras instituições, para estruturar o projeto de instalação da empresa.
Fonte: Tambaú247