O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendação à prefeita de Condado, Zona da Mata Norte, Sandra Félix, para que regularize, no prazo de 180 dias, o matadouro público de acordo com as normas de higiene compatíveis com o serviço prestado. A iniciativa do promotor de Justiça Eduardo Henrique Gil Messias é resultado de vistoria realizada pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) no matadouro municipal.
Segundo o representante do MPPE, o laudo da Adagro indica para uma adequada prestação do serviço a necessidade de instalação de caldeira, tanque de escaldamento na área de triparia, um box de atordoamento para abates de suínos e caprinos e de esterilizadores em todos os locais onde se faça uso de facas ou serras elétricas. O transporte das cargas (carnes) deve ser feito por caminhão baú refrigerado e o matadouro público ainda deve instalar um lava botas, pias e saboneteira no salão de abate.
O cumprimento das solicitações presentes na recomendação será fiscalizado pela Vigilância Sanitária Municipal e Estadual. Caso as ações não sejam adotadas, o MPPE vai tomar as medidas necessárias à sua implementação.
Fonte: JusBrasil