É o 12º núcleo do estado. São 09 na Região Metropolitana do Recife e 03 no interior
Moradores de Goiana, na Mata Norte, serão contemplados, a partir desta terça-feira, 26, com um espaço para acordos e resolução de pequenas desavenças em comunidades. O Núcleo de Mediação de Conflitos, erá inaugurado, às 19h, na Associação de Moradores do Bomtempo, localizada na Vila Bomtempo, Quadra J, nº 07.
O núcleo é uma ação da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, SEDSDH. A mediação comunitária é uma forma de resolução de conflitos em que o(a) mediador(a) auxilia as pessoas envolvidas a buscarem uma solução satisfatória para seu problema, através do diálogo.
De acordo com o secretário executivo da SEJUDH, Paulo Moraes, no Núcleo de Mediação os moradores poderão solucionar conflitos familiares, de vizinhança, pensão alimentícia, regulamentação de visitas, questão de posse de terra, entre outros. Os casos que não podem ser resolvidos no núcleo são orientados e encaminhados para os locais específicos de atendimento.
Os mediadores são pessoas de referência na comunidade que estão capacitadas pela SEJUDH para atuar como facilitadores(as) do diálogo. O curso de capacitação têm duração de 40 horas e aborda temas como: Direitos Humanos, Conflito e Mediação. A próxima turma concluinte é a da comunidade do Jordão, nesta quinta, 28.
O(A) mediador(a) comunitário(a) desenvolve trabalho voluntário com base na Lei do Voluntariado (Lei nº 9.608, de 18.12.1998). O Núcleo de Mediação de Conflitos de Goiana é o décimo segundo de Pernambuco.
Serviço:
Inauguração do Núcleo de Mediação de Conflitos em Goiana
Data: 26 de Fevereiro
Local: Associação dos Moradores do Bomtempo - Vila Bomtempo, Quadra J, nº 07.
Horário: 19h
Assessoria de Imprensa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos
Assessoria de Imprensa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos