Prefeito em 2012 x Prefeito em 2013
Em 2012, o último ano de gestão de muitos prefeitos -que foi iniciada em 2009- todos iniciaram o período enfrentando a grande crise mundial, vivendo dias muito difíceis, como afirmou o ex-presidente Lula, "Os prefeitos estão comendo o pão que o diabo amassou".
Em 2012, iniciamos o ano com um aumento de mais de 18% no salário mínimo e 22% no Piso Nacional dos Professores. Passamos o ano todo à espera da sensibilidade do Governo Federal, mas nada, só havia queda na transferência das receitas para os municípios e tivemos a maior queda da história de perdas de recursos municipais. Conforme podemos acompanhar no site: www.cnm.org.br.
Homens honestos, gestores corretos, cidadãos de bem foram jogados na vala comum da política nojenta e imunda desse país.
Em 2013, início do primeiro ano de gestão dos novos prefeitos, o Governo já inicia com o aumento nos repasses de recursos, e com reajuste médio de 21%, se comparado com o mesmo período de 2012.
Uma observação talvez tola, mas que jamais será levado em conta pelos órgãos julgadores das contas dos gestores, os Tribunais de Contas do Estado-TCEs, é que no dia 31/12/2012, ocorreram diversos repasses na Saúde, onde os gestores anteriores já não podiam fazer mais nada; e se conseguiram, muitos dos Novos Gestores cancelaram esses atos entre os dias 01 e 02 de janeiro de 2013.
E os aumentos e reajustes? O Governo reajustou o salário mínimo em tão somente, algo próximo a 9% e o Piso Nacional dos Professores em menos de 8%. Conforme site: www.cnm.org.br.
Esse comparativo que parece melhoria em uma área e piora em outra, só nos mostra a incapacidade gerencial e administrativa na Relação do Governo Federal com os municípios.
Desejo boa sorte à todos os que agora serão julgados e aos que certamente não sabem e não saberão o que é capaz de planejar o Governo Federal para o futuro dos municípios!
Dr. Edberto Quental é Médico, Oficial Médico da Aeronáutica e ex-Prefeito do Condado-PE (Gestão: 2005-2008/ e Gestão: 2009-2012), e agora com exclusividade, assina a coluna sobre Política no Blog do Anderson Pereira.