Por Jota Júnior
Eles são muitos, perdidos em meio aos carros, acabam passando despercebidos. São crianças e adolescentes com idades entre 9 e 14 anos, meninos e meninas que aproveitam o trânsito congestionado na rodovia BR-101, para ganhar alguns trocados. Longe dos brinquedos e fora da escola, eles ganham maturidade, e talvez por isso sejam confundidos com adultos. Preocupados com essa realidade, uma ação conjunta realizada pelo Conselho Tutelar de Goiana e a Secretaria de Ação Social visa tirar dessa dura realidade essas crianças.
A ação educativa, realizada entre os dias 30 e 1 de fevereiro, distribuiu panfletos para os motoristas parados no congestionamento. O objetivo é conscientizar as pessoas. “Nós queremos conscientizar esses motoristas a não ajudar essas crianças. Quando for comprar, procurar um adulto, pra evitar que essas crianças continuem vendendo”, explicou a assistente social da secretaria, Cristiane Bomfim.
Ela explicou ainda que a equipe, formada por assistentes sociais e conselheiros tutelares, também abordou as crianças, no intuito de identificar as famílias. “Essas famílias que foram identificadas, serão cadastradas nos programas da Ação Social. Depois do cadastro, nós iremos identificar as necessidades dessa família e encaminha-las para o programa especifico. Essas crianças e adolescentes serão inscritas em programas como Projovem e Peti ”, explicou.
O congestionamento é causado por uma obra, que está sendo realizada pelo Exército, na ponte do Rio Goiana, em um trecho da BR-101. O trecho tem causado vários transtornos para os motoristas. Carros chegam a passar uma hora parados. No local já foram registrados diversos assaltos. E essas crianças expostas a tudo isso.