Como parte das ações realizadas durante o ano de 2012 pelo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (PPGR) da Hemobrás, a empresa divulga a campanha nacional Quem ama abraça – Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Até o dia 10 de dezembro, em todo o Brasil, haverá ações para marcar os 30 anos do Dia Internacional pela Não-Violência contra as Mulheres. A iniciativa é da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e do Instituto Magna Mater.
O principal objetivo desta campanha é estimular o debate sobre a violência contra as mulheres como problema social de extrema gravidade, cuja participação popular é essencial para sua erradicação. Por meio de intervenções urbanas e um videoclipe gravado por grandes nomes da música brasileira, a ação chama atenção da população para dados alarmantes, extraídos do Mapa da Violência 2011, do Ministério da Justiça, e da pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC).
Os dados mostram que a cada duas horas, uma mulher é assassinada no Brasil; seis em cada dez brasileiros (as) conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica; 30% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica; e a cada dois minutos, cinco mulheres são violentamente agredidas no Brasil.
Confira abaixo os links para o texto escrito pela ministra de Estado Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; o videoclipe e o vídeo de apresentação da campanha pela coordenadora executiva da Redeh, Schuma Schumaer e a atriz Elisa Lucinda.
A palavra da ministra Eleonora Menicucci:
Vídeo de apresentação com Schuma Schumaer & Elisa Lucinda:
Clipe musical “Quem ama abraça”:
Assessoria de Imprensa da Hemobrás