Por Jota Júnior
Um grupo com cerca de 30 famílias, moradores da comunidade de Flexeiras, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco, invadiram um terreno que fica as margens do canavial, também em Flexeiras. Após 15 dias da invasão, os manifestantes não receberam a visita de nenhuma autoridade do município e seguem a espera de um acordo. O assentamento já foi todo demarcado e eles garantem que não deixarão o terreno sem um acordo. Eles alegam não sabem a quem pertence o terreno.
A líder do grupo disse já ter encaminhado uma lista com o nome de 297 pessoas a Prefeitura, e até o momento nenhuma resposta. “Já procurei a Prefeitura e até agora nada. Nem conseguimos saber de quem é esse terreno. A gente vai ficar aqui até resolver isso”, explicou Sueli de Oliveira, líder do grupo. “Até agora só passou o carro da polícia aqui. Eles tiraram fotos, a gente não sabe pra que”, disse uma integrante do grupo, que não quis se identificar.
Segundo os integrantes, o terreno é improdutivo e serve apenas para esconder ladrões e estupradores, que segundo eles, ficam escondidos durante a noite no canavial. Eles querem o direito de apropriação do terreno para construção de moradia.