Por Jota Júnior
Alunos do 4° modulo do Programa de Formação Empreendedora (FORME) promoveram na noite desta quinta-feira (8), em Goiana, no Cine Teatro Polytheama, um fórum de empreendedorismo. O encontro teve como objetivo apresentar as oportunidades de negócios existentes no município, diagnosticadas em uma pesquisa feita pelo grupo. Foram detalhados aspectos importantes do município como: étnico cultural, pontos turísticos e sócio-econômico.
A pesquisa faz parte do curso de empreendedorismo que conta com a parceria da Fecomércio-PE e do Sebrae, e tem como objetivo capacitar jovens e adultos do ensino médio, a partir do desenvolvimento de atitudes e práticas empreendedoras, visando a formação de profissionais qualificados para o mercado.
A pesquisa revelou dados alarmantes no comércio local. Na pesquisa, 76% das pessoas ouvidas desqualifica a mão de obra local, 46% acham regular o atendimento no comércio, 32% disse que o comércio precisa melhorar e 58% reclamam dos preços. O encontro reuniu estudantes, comerciantes, empresários e entidades.
O curso, que beneficia cerca de 50 alunos, tem duração de 200 horas aulas (período de três meses) e é realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação.