Por Jota Júnior
A Secretaria Estadual de Saúde em parceria com o Detran-PE realiza neste final de semana, em Goiana, uma Mega Operação para fiscalizar o cumprimento da Lei Seca. A operação tem como objetivo educar o condutor goianense e punir o motorista flagrado dirigindo alcoolizado. Para ampliar o alcance da ação, o órgão firmou parceria com as Polícias Civil e Militar, para a realização da operação. Durante a ação, haverá bases em diversas áreas da cidade com guinchos, bafômetros, motocicletas, além de educadores.
Segundo a gerente geral da XII Geres Goiana - Gerência Regional de Saúde, Daniele Uchôa, o Detran não irá divulgar os dias, nem os horários e locais das blitzes, para que não haja, entre os motoristas, o sentimento de que somente nessas ocasiões tenham que evitar a combinação perigosa da bebida com o volante. “Nossa intenção é conscientizar o cidadão de que ele não deve beber e dirigir, independentemente da fiscalização”, explicou Daniele Uchôa.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que ingerir bebida alcoólica e for flagrado dirigindo, agora, pagará multa de R$ 957,70, perde o direito de dirigir por um ano e ainda terá o carro apreendido.