23 setembro 2012

Saúde: Secretário inaugura em Goiana 12ª Gerência Regional de Saúde


Nova unidade administrativa terá sede em Goiana e atenderá dez municípios

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ganhou, desde ontem (21/09), mais uma Gerência Regional de Saúde (Geres). A XII Geres tem sede em Goiana e englobará dez municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco, coordenando atividades da SES na região e promovendo articulação entre as cidades, que possuem uma população de 300 mil pessoas. O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, empossou a nova gerente, Daniele Uchôa, na sede da Geres (2ª Travessa Djalma Rapouso, nº 648, no centro de de Goiana) com a presença de prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes de entidades.

"Com os investimentos que chegam à região e a instalação de grandes indústrias, sentimos a necessidade de expandir a execução de serviços de saúde de alta qualidade, estabelecendo metas abrangentes e voltadas, prioritariamente, para o desenvolvimento local e regional. Nossa proposta é qualificar a assistência à saúde com setores que trabalharão em sintonia com a SES”, pontuou Figueira.

Antes da mudança do Plano Diretor de Regionalização, os municípios que compõem a atual XII Geres - Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer e Timbaúba - eram contemplados pela II Geres, com sede em Limoeiro. O município sede, Goiana, era o único contemplado pela I Geres, com sede em Recife.

As redes de assistência à Saúde da XII Geres incluem serviços de atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, vigilância em saúde, atenção ambulatorial especializada e hospitalar. Cinco municípios – Condado, São Vicente Férrer, Aliança, Ferreiros e Macaparana - possuem o Programa Mãe Coruja.

A rede de urgência da região conta com oito unidades mistas municipais e o hospital estadual Belarmino Correia, referência para a região, dispondo de especialidade como clínica médica, traumatologia, pediatria, ginecologia e cirurgia.  A XII Gerência Regional de Saúde foi oficializada através do Decreto Estadual Nº 37.772 em 16/01/12.

As emissoras de radiodifusão Goiana Fm 89,7Mhz e Nova Fm 98,5Mhz também estiveram presentes durante a solenidade.

História
A criação da 12ª Geres era uma reivindicação antiga da população e da comunidade sanitária de Goiana e da Mata Norte. O governador Miguel Arraes, em seu segundo governo (1987-1990) já havia tomado a decisão política de criar uma regional de Saúde na Mata Norte, com sede no município de Goiana. Mas a partir da administração do governador Joaquim Francisco a ideia não prosperou e acabou arquivada.

O movimento pela criação de uma regional de Saúde em Goiana só ressurgiu em meados de 2010, quando o então secretário de Saúde do município, professor Isidoro Guedes, procurou o secretário estadual de Saúde, Dr. Frederico Amâncio, para retirar a proposta da gaveta na qual dormia há duas décadas.

Na época, Goiana que fazia parte da 1ªGeres, com sede no Recife, corria o risco de passar para a 2ªGERES (com sede na cidade de Limoeiro). Tendo a Secretaria de Saúde de Goiana resistido firmemente a essa proposta, sugerindo a criação da 12ª Geres e o desmembramento de onze municípios da Mata Norte que faziam parte da 2ª Geres para compor a nova regional.

No final de 2010, em reunião com o Isidoro e o então adjunto Ernani Paiva, o secretário estadual de Saúde, Frederico Amâncio, anunciou a viabilidade da proposta, que foi apresentada e aprovada no Fórum "Pernambuco de Todos" realizado na Escola Técnica Aderico Vasconcelos no início de 2011, na presença do governador Eduardo Campos.

Posteriormente o novo secretário municipal de Saúde, Ernani Paiva, conduziu o resto do processo junto ao novo secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira que assegurou junto ao governador Eduardo Campos a criação da nova regional.

Com isso, Goiana e região foram contempladas com uma reivindicação voltada para melhorar e ampliar a política regionalizada de Saúde Pública em toda a Mata Norte.

Com informações do professor Isidoro Guedes e da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde.
Confira os vídeos:
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-