Sempre que ouvimos falar em qualificação profissional, todos os dias e o tempo todo podem até dizer que nunca esteve tão na moda, afinal o mercado está propício, o nosso país está em desenvolvimento, mas ainda há uma falta de conscientização das pessoas no compromisso maior que vem por trás da qualificação profissional, pois ela só funciona se houver a plena certeza que o ser humano precisa estar sempre em desenvolvimento com a responsabilidade e possam administrarem suas vidas/carreiras com propriedade.
Quando falo em desenvolvimento humano e profissional considero um conjunto de fatores, como: desenvolvimento das competências do individuo, especialização, aprendizado contínuo, autoconhecimento, saber trabalhar em equipe, respeito à diversidade cultural e em especial a plena consciência do papel principal do indivíduo que é ser acima de tudo um bom cidadão. Ao ministrar aulas enfatizo sempre que podemos ser o que sonhamos desde que sejamos inicialmente bons cidadãos.
Nota-se também que o aprendizado contínuo e saber lidar com as pessoas se destacam entre outros fatores que contribuem para evolução de um profissional bem qualificado, pois aprender continuamente desenvolve no individuo a sensibilidade para analisar diversos pontos de vistas quando este mesmo precisar mediar conflitos ou até mesmo estiver em algum conflito.
Contudo, na formação profissional é importante escolhermos uma área de atuação que esteja condizente com nossa realidade e sermos o melhor que pudermos ser e mesmo que não seja o seu alvo principal, pois, ser o melhor em tudo o que faz em algum tempo você se tornará referência lhe proporcionado experiência, força e maturidade para você alçar voos maiores, tornando sua carreira cada vez mais consistente. Mas lembre-se o caminho não será fácil, mas quando o profissional chega a esse nível de entendimento despertará com certeza antipatias, porque algumas pessoas que não tem coragem , nem determinação suficientes, nem competências para gerirem suas vidas procuram pessoas de sucesso para justificarem seus insucessos de forma negativa, mas não desista, lembre-se que para chegar nas estrelas é preciso passar por nuvens e as vezes as nuvens tendem a deturpar nossa visão, mas mantenha o foco e a motivação e o sucesso será certo.
Luciene Souza é formada em administração de empresas pela Faculdade Santa Helena, em Recife; Diretora Executiva da Acerte Recursos Humanos e Qualificação profissional; Consultora profissional nas áreas de qualidade, melhoria contínua e gestão organizacional; Leciona em escolas técnicas e atua no mercado de educação profissional e recursos Humanos a sete anos. Alimenta diariamente o quadro com informações sobre empregabilidade, qualificação profissional “você no mercado de trabalho” no programa Noticidade pela Radio Nova Jerusalém (106,3MHz) e o quadro semanal, nas quintas-feiras, no “Momento Acerte seu Futuro” durante o Programa Comunidade em Movimento pela Rádio Nova FM (98,5MHz), além de ser colunista sobre Qualificação Profissional e Empregabilidade no Blog do Anderson Pereira. Contato: acerte.rh@gmail.com / (81)3626-0145
*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do Blog do Anderson Pereira.
*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do Blog do Anderson Pereira.