22 julho 2012

Qualificação Profissional e Empregabilidade: A importância da qualificação profissional enviado por Luciene Souza

É com grande satisfação que o blog do Anderson disponibiliza aos seus leitores a nova coluna sobre qualificação profissional, empregabilidade, carreiras e soluções sustentáveis com foco na qualidade total como forma de contribuir de forma sustentável para o conhecimento das pessoas e também deixá-las informadas de quais são as tendências de mercado para os profissionais de desejam qualificação e informação para tornar-se mais competitivo.E se tratando do momento em que não só a zona da mata Norte, mas Pernambuco como todo sendo privilegiados, com o desenvolvimento, temos o cuidado e a preocupação de deixar seus leitores antenados. Esta coluna tem por objetivo abordar artigos atuais sobre os assuntos acima comentados.

A importância da qualificação profissional
Que a qualificação profissional é importante para inserir jovens e adultos no mercado de trabalho, todo mundo já sabe. Mas que ela é imprescindível no crescimento das pessoas, na formação de cidadãos e na elevação da auto-estima, pouca gente se dá conta. A qualificação profissional de fato muda as pessoas, suas famílias e a comunidade onde elas vivem, promovendo assim uma mobilidade social sustentável.

Para isso, é necessário ter um cuidado muito especial com a matriz curricular dos profissionalizantes, cursos técnicos e de formação inicial. Assuntos como: ética, cidadania, empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e legislação trabalhista não podem ficar fora da sala de aula. Afinal, queremos formar pessoas conscientes de verdade e não apenas “apertadores de parafusos”.

Cidadão é quem pensa em utilizar os conhecimentos adquiridos na qualificação profissional  para melhorar a sua vida e a de sua comunidade. É quem divide o que sabe com aqueles que não tiveram a mesma oportunidade de formação. É quem reconhece que não é uma ilha. É o que tem visão ampla sobre a educação que recebeu, quer multiplicá-la, seja abrindo um pequeno negócio e gerando empregos, incentivando seus funcionários a também se qualificarem, seja se inserindo no mundo da pesquisa e da geração de novas tecnologias ou tornando-se professor ou até mesmo contribuídos com seus serviços para o desenvolvimento de grandes empresas. Uma vida de oportunidades e opções se abre pra quem enxerga o mundo com olhos diferenciados e preparados.

Para fazer a diferença no mundo, não é necessário realizar grandes atos. Apenas fazer bem feito o que se faz. Ainda que seja um pequeno furo numa peça que compõe um equipamento ou planejar a empresas em suas ações mais complexas. Compreendendo isso, o aluno percebe a importância de seu conhecimento, o valor de sua formação profissional e, futuramente, o valor de seu trabalho para o desenvolvimento social e econômico de sua cidade, Estado e País. Isso tudo se aprende, sim, num banco de escola. A colocação ou recolocação no mercado de trabalho torna-se mais fácil para aqueles profissionais que investem no seu desenvolvimento.

Fonte: Diário de Cuiabá
Luciene Souza é administradora de empresas, Diretora Executiva da Acerte RH e Qualificação profissional, consultora profissional nas áreas de qualidade, melhoria contínua e gestão organizacional, Leciona em escolas técnicas, atua no mercado de educação profissional e recursos Humanos a sete anos. Alimenta diariamente o quadro com informações sobre empregabilidade, qualificação profissional “você no mercado de trabalho” no programa Noticidade pela Radio Nova Jerusalém (106,3MHz) e o quadro semanal, nas quintas-feiras, no “Momento Acerte seu Futuro” durante o Programa Comunidade em Movimento pela Rádio Nova FM (98,5MHz), e agora é colunista de Qualificação Profissional e Empregabilidade no Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-