17 julho 2012

Obras: Dragagem do Rio Goiana passa por vistoria nesta terça-feira

O secretário da Casa Militar, cel. Mário Cavalcanti, junto com as equipes de Defesa Civil e Engenharia, deve vistoriar o andamento da obra

O Canal Baldo do Rio Goiana está passando por uma limpeza que deve reduzir o nível do rio e o risco de enchentes como as que aconteceram em 2011, quando Goiana sofreu graves danos. A limpeza está sendo feita pelo Governo do Estado, por meio da secretaria da Casa Militar. Nesta terça-feira (17/07), o secretário da Casa Militar, cel. Mário Cavalcanti, junto com as equipes de Defesa Civil e Engenharia, deve vistoriar o andamento da obra.

A comunidade deve receber informativos sobre como se pode prevenir o rio. “Não adianta realizar obras de dragagem ou coleta regular de lixo se a população, que é a maior interessada, não fizer a sua parte”, diz o secretário Mário Cavalcanti. Outro ponto destacado por ele é a escolha do local em que a população escolhe construir suas casas. "Quem mora perto de um grande rio sempre corre o risco de ter sua casa inundada em determinados períodos do ano. Por isso a população precisa aprender a conviver com o rio, respeitando a margem de segurança e preservando o ambiente”, finaliza.

No caso da dragagem, ela retira a lama, o lixo e a areia do leito do rio, aprofundando sua calha. No canal do Rio Baldo, haverá um aprofundamento de até cinco metros. “Desse modo, o rio comportará um volume maior de água o que pode reduzir o risco de enchentes”, explica o Major Fábio Rosendo, coordenador de Engenharia da Casa Militar, responsável pela execução e fiscalização das obras decorrentes da Operação Reconstrução. A previsão é de que a obra seja concluída em setembro. O investimento é de R$ 2 milhões.

Diário de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-