Uma matéria bem interessante exibida pelo NETV 2ª Edição, da TV Globo, durante este sábado (07) deixou bem claro que as férias escolares é sinônimo de gasto a mais para os pais, ou seja, àqueles famosos “extras” no orçamento. Mas, afinal, qual o pai que não procura diversificar atividades com o filho? Mesmo passando sufoco no orçamento depois? "Chega uma hora em que eles ficam impacientes, temos que arrumar um programa fora e a gente acaba aproveitando um pouquinho mais com eles", diz o procurador Leonardo Machado. E se não dá para ficar em casa o tempo todo, para sair com as crianças é preciso gastar. "A minha filha gasta por duas. A gente saiu do parquinho, agora vai almoçar, depois vai para o cinema", diz o advogado Antônio Ferreira.
“O que eles sentem no bolso foi confirmado por uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas: os gastos com as crianças fora da rotina escolar acabam comprometendo até 12% do orçamento. Na lista dos gastos nas férias, os alimentos consomem 6,6% do orçamento, os serviços com hotéis representam 11,7% e os clubes de recreação, 8,34%". Não bastasse isso, ainda há os reajustes comuns em setores da economia que estão em alta: ir ao cinema, uma das atividades favoritas e mais concorridas no período de férias, ficou cerca de 8% mais caro.
Guilherme Martins, professor de economia e finanças, recomenda negociar a programação e as despesas com os pequenos gastadores. "Faça um lazer mais barato, como ir ao parque, ao zoológico, à praia. É preciso cautela para não se endividar, porque, contraindo dívidas agora, a família vai ter que pagar, ao longo dos outros meses do ano", alerta.
(Matéria Adaptada - Fonte Original Portal G1)
José Rodolfo M C Rodrigues é formado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela Facinter e especialista em Docência do Ensino Superior Pela Faculdade Mauricio de Nassau. Atua como Contador em diversas empresas do Recife e Interior do Estado. É também Especialista em Imposto de Renda Pessoa Física e Consultor em Planejamento Financeiro Pessoal e Multiplicador em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Certificado pelo CRC/PE como multiplicador em Contabilidade Internacional. Atualmente também é professor de Contabilidade Pública e Contabilidade Internacional pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA e Faculdade Mauricio de Nassau. E professor da Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães (ETEPAM) na modalidade EAD-Ensino a Distância.
*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do Blog do Anderson Pereira.
*As colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião do Blog do Anderson Pereira.