Ansiedade, stress, tensão muscular, preocupação excessiva, cansaço são alguns dos sintomas que muitos estudantes apresentam antes, durante ou depois das provas de vestibular. A cobrança sobre si mesmo e de familiares, as incertezas na escolha do curso. Tudo isso faz com que muitos estudantes sofram de desordens emocionais e dolorosas durante este período da vida.
Por isto, a tranquilidade é fundamental. O stress pode comprometer o desempenho durante os exames mesmo que o vestibulando tenha se dedicado intensamente aos estudos. E uma alternativa para contornar esses problemas é a acupuntura.
A inserção de finíssimas agulhas em pontos estratégicos do corpo estimula o organismo a produzir substâncias naturais ligadas à sensação de bem-estar. Possui efeito analgésico, anti-inflamatório e antidepressivo combatendo dores, ansiedade e estresse. Desta forma, a energia do sistema nervoso é gradativamente recuperada e a tranquilidade e o bem estar restabelecidos.
Segundo a medicina tradicional chinesa, o organismo humano possui uma rede de canais, os meridianos, nos quais circulam energia. Nestes meridianos encontram-se os pontos trabalhados pela acupuntura.“A acupuntura trabalha com a energia do corpo, buscando equilibrá-la. Não é colocada nenhuma substância química nas agulhas, elas estimulam as fibras nervosas do organismo, essas por sua vez liberam os neurotransmissores que vão até o sistema nervoso atuando na diminuição das dores”, explica a terapeuta especialista em acupuntura, Graça Gomes.
A Acupuntura é uma excelente forma de relaxar pois dispersa a ansiedade e as tensões, através do equilíbrio de Yin e Yang, aumentando os hormônios da alegria e do bem estar (serotonina e endorfina) sem agredir o corpo e a mente.
Com algumas aplicações já é possível sentir o resultado. O sucesso do tratamento depende da continuidade. O ideal é que as consultas sejam iniciadas, pelo menos, um mês antes das provas, com sessões semanais, até o dia que antecede ao vestibular / “cursos diversos (grifo nosso)”.
Cada sessão dura em torno de 20 minutos. Depois é feita a reavaliação para estabelecer em que periodicidade se fará o controle. Os pontos de acupuntura também podem ser estimulados com laser, adesivos, aplicação de calor (moxabustão) e sementes de mostarda aplicadas na orelha, entre outros.