09 julho 2012

Denúncia: Moradores da Usina Santa Tereza encontram lixo hospitalar próximo ao leito de rio

Moradores da Usina Santa Tereza, em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, denunciaram o descarte de sacos de lixo hospitalar próximo ao leito do Rio Tracunhaém. Segundo denúncias, as bolsas que portam material infectante estariam sendo jogadas no Barro Vermelho, em uma ponte, no município.

O resíduo hospitalar representa uma fonte de riscos à saúde humana e ao meio ambiente, devido principalmente à falta de adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo das diferentes frações sólidas e líquidas geradas, como materiais biológicos contaminados e objetos perfurocortantes, peças anatômicas, substancias tóxicas, inflamáveis e radioativas.

O Rio Tracunhaém, possui uma extensão de aproximadamente 127 km e drena parte da bacia do Rio Goiana, do qual é seu afluente. A sub-bacia do Rio Tracunhaém banha os municípios de Casinhas, Orobó, Bom Jardim, João Alfredo, Machados, Limoeiro, Lagoa do Carro, Buenos Aires, Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Araçoiaba, Itaquitinga, Igarassu, Condado e Goiana, no sentido nascente-foz.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-