06 junho 2012

Finanças: Aumento da tarifa de energia aumentará preços dos produtos, revela Fiepe por José Rodolfo

A Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) identificou através de uma pesquisa que o recente aumento da tarifa de energia elétrica vai impactar no aumento dos produtos pernambucanos. Estudo realizado pela Unidade de Pesquisas Técnicas da identificou que 71% dos empresários acreditam que haverá aumento do produto final, elevação que deve girar em torno de 1,4%.

Outro ponto destacado no trabalho é o fato de que quase 90% das empresas não possuem geração própria de energia. “O que quer dizer que as empresas utilizam como fonte principal de geração de energia a distribuidora Celpe, ficando refém dos reajustes”, destacam os técnicos.

Para quase 90% das indústrias pesquisadas o impacto no custo de produção será em torno de 13%. A pesquisa também identificou que para quase 25% das empresas entrevistadas, a energia elétrica representa mais de 15% no custo total da empresa.

A PESQUISA
Foram entrevistadas 85 empresas do Cadastro Industrial de Pernambuco, no final de abril e início de maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste anual das tarifas de energia elétrica. Para as indústrias com consumo de até 230 KV foi fixado em 5,41%.

Fonte: Peinvestimento

José Rodolfo M C Rodrigues é formado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela Facinter e especialista em Docência do Ensino Superior Pela Faculdade Mauricio de Nassau. Atua como Contador em diversas empresas do Recife e Interior do Estado. É também Especialista em Imposto de Renda Pessoa Física e Consultor em Planejamento Financeiro Pessoal e Multiplicador em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Certificado pelo CRC/PE como multiplicador em Contabilidade Internacional. Atualmente também é professor de Contabilidade Pública e Contabilidade Internacional pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA e Faculdade Mauricio de Nassau. E professor da Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães (ETEPAM) na modalidade EAD-Ensino a Distância.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-