04 junho 2012

Educação: Canteiro de obras da Hemobrás recebe visita de estudantes da Paraíba

O grupo foi recebido pelo engenheiro químico da empresa, Ronaldo Oliveira, que lhes explicou o que é a Hemobrás

Na quinta-feira (24), o canteiro de obras da Hemobrás, em Goiana-PE, transformou-se mais uma vez em uma “sala de aula”. Os trabalhadores da construção receberam a visita de 30 alunos do curso de armador do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Caaporã, município da Paraíba que fica na divisa com Pernambuco. Como estudantes do curso técnico, todos tinham o objetivo comum de ver de perto o que aprendem na teoria.

O grupo foi recebido pelo engenheiro químico da empresa, Ronaldo Oliveira, que lhes explicou o que é a Hemobrás, estatal vinculada ao Ministério da Saúde, sua relevância para o SUS e, na parte operacional, ressaltou a importância do trabalho em equipe para o bom funcionamento da obra. O Técnico de Segurança do Trabalho do consórcio Mendes Júnior/TEP/Squadro, Alexandre Oliveira, também fez questão de prestar esclarecimentos aos estudantes. Falou sobre a rotina e as funções que exerce no canteiro de obras da fábrica da Hemobrás e a importância do cuidado com o meio ambiente, prevenção de acidentes e a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Após as explicações dos profissionais, os estagiários de Engenharia João Bosco e Daywison Lourenço levaram os alunos para uma visita à Central de Armação da obra, onde puderam ver de perto o trabalho dos armadores que preparavam as vigas que serão usadas na construção dos 19 blocos da fábrica. Logo depois, visitaram o interior do bloco B01 (onde funcionará a câmara fria para armazenamento do plasma), inaugurado em dezembro do ano passado.

O estudante Cássio dos Santos contou que o mais importante para ele foi poder unir a teoria à prática. “Na sala de aula estudamos o que vimos aqui, mas a oportunidade de ver a realidade deixa tudo mais claro. Interesso-me muito pela área e pretendo conseguir uma vaga de trabalho em breve”, falou Santos. Já o professor Roncalli Viana, que acompanhou seus os alunos na visita, contou que a vivência dentro da obra foi uma experiência única e enriquecedora para todos. “O principal motivo dessa visita técnica foi dar aos meus alunos a possibilidade de vivenciar o dia-a-dia do trabalho do armador de estruturas de concreto armado no canteiro de obras, podendo fazer com que os mesmos possam se identificar na área que estão prestes a entrar”, explicou Viana.

Assessoria de Imprensa da Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-