O brasileiro passa 152 dias (cinco meses) trabalhando para pagar os impostos referentes ao ano inteiro, carga tributária bastante elevada se comparada à média do salário nacional. Pensando em garantir maior transparência na cobrança de impostos, a Associação Comercial de Pernambuco (ACP), em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, promove a primeira edição do Dia da Liberdade do Imposto em Pernambuco, comemorado nesta sexta-feira (25).
“Até o mês de maio a população brasileira trabalha para pagar impostos e é só a partir deste mês que trabalhamos e ganhamos o salário para uso próprio”, pontuou Leonardo Barbosa, curador do projeto e conselheiro da Confederação Nacional do Jovem Empresário. “Portanto é necessário comemorarmos e ainda reivindicarmos por uma cobrança de impostos mais justa”, acrescentou Barbosa, que participará de ato simbólico no Impostômetro.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também aderiu à campanha e vai participar com 29 estabelecimentos oferecendo pratos sem impostos, o que pode reduzir até 50% do valor total cobrado. A ação, ressalta o curador do projeto, é uma forma de conscientizar a população sobre a cobrança de impostos em demasia.
O Dia Nacional da Liberdade de Impostos é também conhecido como Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte e é lembrado em 16 estados do país, sendo esta a primeira edição em Pernambuco.
O Dia da Liberdade de Impostos em Pernambuco é uma realização da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação de Jovens Empresários (Aje), Associação Comercial de Pernambuco (ACP), com apoio da Faculdade Maurício de Nassau, Movimento Pro Criança, Instituto Millenium e Movimento Brasil Eficiente.
Com informações da assessoria do grupo Ser Educacional