03 maio 2012

Música: Turnê estadual do pianista Deneil Laranjeira chega em Goiana nesta quinta-feira, dia 03

Pianista Deneil Laranjeira faz duas últimas apresentações da turnê Estadual de "Irresistível Miudinho"

Depois de passar por várias cidades ele traz sua homenagem ao compositor Alfredo Gama, para Goiana e Surubim. O pianista recifense Deneil Laranjeira encerra a sua turnê estadual de divulgação do seu primeiro CD solo “Irresistível Miudinho” com duas apresentações gratuitas. Hoje (quinta, 03), em Goiana, na sede da Sociedade Musical Curica, e amanhã (sexta, 04), em Surubim, no Auditório da EREM Severino Farias. O álbum resgata o trabalho do também pianista Alfredo Gama, músico pernambucano do início do século 19. A turnê estadual conta com apoio do Funcultura

O CD “Irresistível Miudinho” teve seu show de estréia em 2010, no Recife, e o trabalho teve uma ótima repercussão de público e crítica. Para levar o trabalho para um público ainda maior, o músico realiza esta turnê estadual de divulgação.

Em todas as apresentações Deneil Laranjeira vem sendo acompanhado por quatro violoncelos (de Mariza Johnson, Fabiano Menezes, Rozilda Vasconcelos e Pierre Gonçalves) e percussão (de Gilberto Campello e Gilberto Salles). Ele  apresenta versões de músicas de Alfredo Gama, tais como “Miudinho”, “Valsa da Saudade” e “Vem Lili”. No total serão dezessete canções, treze do “Irresistível Miudinho” e mais quatro outras composições do músico homenageado. Irresistível Miudinho passeia por gêneros variados como valsa, tanguinho e marchas carnavalescas.

Entre uma música e outra, Deneil Laranjeira, pianista, arranjador, diretor musical e mestrando em música, conta um pouco sobre o processo de escolha das músicas, a vida e obra de Gama, o período histórico que elas foram feitas, entre outras informações.

Alfredo Gama (1867-1932), tido na época como "O Nazareth do Norte", em referência ao compositor Ernesto Nazareth, grande mestre do choro brasileiro, surgiu na vida de Deneil durante um breve encontro com Ariano Suassuna, há pouco mais de dez anos. O poeta, dramaturgo e romancista falou de Alfredo Gama, de quem o jovem músico nunca tinha ouvido.

Interessado, Deneil resolveu pesquisar sobre o pianista, e acabou descobrindo um rico acervo com 150 composições na Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj, que o fascinou. No total, Gama possui mais de 250 músicas autorais. No final de semana passado, o projeto passou por Caruaru e Garanhuns. No Recife a apresentação foi ontem (quarta 02) e agora é a vez de Goiana (03/05) e Surubim (04/05).

Agenda da Turnê Estadual
03/05/2012 - 19h30
Local: Sede da Sociedade Musical Curica
Rua do Rosário s/n - Goiana - PE

04/05/2012 - 19h30
Local: Auditório da EREM Severino Farias
Surubim - PE

História
Nascido no Recife, Deneil Laranjeira sempre gostou de transitar entre os mais diversos gêneros da música popular. A música erudita serviu de base técnica em paralelo a um aprendizado “informal”, que obteve na vivência ao lado de músicos práticos. A música erudita foi a “escola”; o resto foi aprendido “na rua”.
Sem respeitar tal barreira entre erudito/popular, as influências que recebeu foram inúmeras: valsas de tempos imemoriais, canções de Augusto Calheiros, choro, samba das décadas de 1930 a 1950, frevo, música de ritos afro-brasileiros, Jackson do Pandeiro, Garoto, Tom Jobim, as grandes big-bands norte americanas, Bach, Debussy, todos eles (e muitos outros) são quase “entidades” que se apresentam nas mãos do pianista, nas experimentações do arranjador e nas linhas que Deneil Laranjeira escreve enquanto compositor.
No CD “Irresistível Miudinho”, o pianista vivencia um repertório de maneira livre, sem amarras de espécie alguma, atento ao devido respeito quanto à estilística. Deneil Laranjeira relê, revisita e reprocessa o repertório do compositor Alfredo Gama, desde a instrumentação até aspectos interpretativos. O compromisso não é “arqueológico” e sim, o de vivenciar um repertório de música brasileira de um compositor específico.

Alfredo Gama
Nascido em 1867 na cidade do Recife, Alfredo Gama formou-se em Direito, tendo sido juiz de comarca no interior de Pernambuco. À sua época, era chamado “o Nazareth do Norte”, em referência ao compositor Ernesto Nazareth. Ao falecer em 1932, deixou mais de 250 composições, algumas delas inéditas. Suas composições apresentam, por vezes, leveza; em outros momentos um sentimentalismo que demonstra sua verve expressiva em melodias inspiradas, tendo despertado interesse de interpretes locais e nacionais do início de século XX, tais como Vicente Celestino e Francisco Alves.

Ficha Técnica
Piano: Deneil Laranjeira
Violoncelos: Mariza Johnson
                     Fabiano Menezes
                     Rozilda Vasconcelos
                     Pierre Gonçalves
Percussão:  Gilberto Campello
                     Gilberto Sales
Produção Executiva: Mônica Muniz
Direção Musical e Arranjos: Deneil Laranjeira
Assistente de Produção: Josianne Alves
Cenários e Desenhos: Zel Garrett
Designer Gráfico: Davi Paes
Figurinos: Carlito Person
Cenografia e iluminação: Djalma Junior
Assessoria de imprensa: Verbo Assessoria de Comunicação
Administração Financeira: Sílvia Melo
Filmagem e fotografia: Focus Vídeo

Mais informações acesse: http://www.irresistivelmiudinho.com.br

Verbo Assessoria de Comunicação
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-