A vereadora Helena do PT, de Condado, preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga indícios de irregularidades no Programa do Governo Municipal, chamado “Renda Cidadã”, além de denuncias de existência de funcionários fantasmas na Prefeitura do Condado.
No dia 16 de abril de 2012, a vereadora Helena do PT, junto com os vereadores Manuel Francisco, relator da CPI, e o também vereador Sandro Ricardo, membro da comissão, dirigiram-se ao prédio sede do Programa Renda Cidadã e a Secretaria de Finanças com o objetivo de verificar diversos documentos, como empenhos, extratos bancários, folhas de pagamentos e outros.
Para que pudessem ter acesso a alguma informação, tiveram que requisitar o apoio da Polícia Militar. No primeiro momento, foram impedidos pelo prefeito José Edberto Tavares de Quental, que afirmou aos vereadores que eles só teriam acesso a qualquer documento após sua autorização.
Segundo os vereadores, ele teria feito ameaças. “Se insistirem, se quiserem assim, vou abrir todas as contas, abrir todos os livros, inclusive os livros da Câmara e muita gente vai sair machucado”, teria dito, saindo bruscamente.
Os vereadores voltaram com a policia, quando finalmente foram recebidos pelos advogadas da prefeitura. Apesar da tentativa de impedimento por parte do prefeito, a CPI continua ainda esta semana. A comissão deverá dar seu expediente em uma das salas da Prefeitura, onde estarão analisando toda a documentação requisitada.
Blog de Jamildo