A reunião aconteceu no município de Goiana
A rotina das autoridades de diversos segmentos da sociedade do município de Goiana – Zona da Mata Norte - e de cidades adjacentes foi modificada na manhã dessa terça-feira (17) para conhecer detalhes do Plano Estadual de Segurança Pública - Pacto Pela Vida. O Secretário Executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho antecipou a reunião da Câmara de Defesa Social - sempre realizada às quartas-feiras na SDS - para realizá-la a mais de 60 quilômetros da Capital.
A reunião, que aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual, contou com dois momentos. O primeiro foi para fazer uma avaliação dos números de Crimes violentos Letais Intencionais – CVLI no território da Área Integrada de Segurança 11 composta por 17 municípios. O outro foi com a população para conhecer o Pacto Pela Vida, apresentado pelo Secretário.
Juízes, Promotores, Prefeitos dentre outras autoridades estiveram presentes à reunião onde não só fizeram elogios ao Pacto Pela Vida como também sugestões e reivindicações dentre elas reforço no policiamento, aquisição de viaturas e melhorias nas infraestruturas das unidades policiais.
Esta é 15ª reunião da Câmara de Defesa Social em 2012. No ano passado os encontros foram realizados nos municípios de Cupira, Palmares e Jaboatão Guararapes. Para o Secretário Alessandro Carvalho essa é uma oportunidade que a SDS tem de conhecer de perto a situação de cada município em relação à segurança pública. “Estamos planejamos para Goiana a implantação de uma seção do Corpo de Bombeiros e uma Área Integrada de Segurança – AIS” anunciou.
“Nos cinco últimos anos conseguimos evitar a morte de 4.700 pessoas e estamos acumulando uma redução na taxa de homicídios de 34.4% em Pernambuco. Ainda existe muito para se fazer, mas esses números mostram a eficácia do Pacto Pela Vida e temos certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.
Sugestões – Além de analisar os números da violência no território da AIS 11 com os gestores das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, Alessandro ouviu atentamente as dezenas de pessoas solicitaram espaço para falar sobre a segurança.
O primeiro a usar da palavra foi o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, o promotor Aguinaldo Fenelon, que no dia do seu aniversário, compareceu à reunião e agradeceu a presença do secretário no município e dos colegas do Judiciário e do Ministério Público. “O Pacto Pela Vida é o maior exemplo de integração e interação. Estamos vencendo a luta contra a violência e se compararmos em termos de população, que antes era muito menor a situação era sem dúvidas, consequentemente mais grave”, comparou.
Segundo Fenelon cada um tem o sem papel na segurança. “Pernambuco está sendo referência porque cada um quer fazer o melhor e não ser o melhor. Isso é que faz a diferença”, disse.
A Coordenadora da Mulher de Goiana, Nildete Maria, elogiou a atuação dos policiais e solicitou ao Secretário a criação de uma delegacia especializada da mulher no município. “Sabemos que a segurança pública avançou muito nos últimos quatro anos, mas é preciso aumentar o efetivo de policiais nas cidades do interior”, reforçou.
Também participaram da reunião, o Juiz de Macaparna Severino Rodrigues, o Promotor de Justiça Fabiano Saraiva, a Prefeita do município de Lagoa do Carro Judite Botafogo, da cidade de Condado Edberto Quental e a vice-prefeita de Itambé Anabel Soares, além dos Vereadores Carlos Viegas Júnior, Carlos de Joca, dentre outras autoridades civis e militares.
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Tavares Lira, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Casa Nova, o delegado Francisco Jardim, Subchefe da Polícia Civil e seus respectivos Diretores de Operação além do gestores de território delegado Salustiano Albuquerque e o Coronel Pereira Neto também estiveram presentes com toda cúpula da segurança dos 17 municípios que compõem a região.
Por Alzenir Nascimento
Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco
Confira as imagens e entrevistas que o Blog realizou com o Procurador Geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon e o Gestor de Polícia da Mata Norte, Delegado Salustiano Albuquerque.
Confira as entrevistas: