O Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Goiana do Ministério Público do Estado de Pernambuco-MPPE, Dr. Sebastião Ramalho se aposentou de suas atividades no final do último mês, em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, onde atuava há 13 anos. Ramalho trabalhou durante 19 anos pelo MPPE e vinha desenvolvendo um exímio trabalho para a população pernambucana. Sebastião Ramalho que exerceu a atividade como Promotor de Justiça em Goiana, durante os últimos treze anos de sua carreira, trabalhou arduamente no município, desempenhando com competência e assíduidade, o papel incisivo, sagaz e coerente de um promotor de Justiça. Ramalho ainda recebeu o título de cidadão goianense pela Câmara Municipal de Goiana.
Sebastião Ramalho explicou que ao chegar para trabalhar no município, em seu departamento, haviam centenas de processos pendentes que tornavam as ações da justiça continuadamente morosas à sociedade. "Iniciamos um trabalho sério, perseverante e contínuo, e eliminamos o acúmulo de pendências em processos, dando assim, mais celeridade para a autonomia do órgão", disse. Durante a sua última audiência realizada na terça-feira, dia 27 de março, na Comarca de Goiana, Ramalho se despediu dos colegas de trabalho e amigos afirmando que o seu dever como servidor público havia sido cumprido com eficiência.
A juiza de direito, Dra. Mariza Silva Borges e todos os servidores que trabalham no Fórum de Goiana, fizeram uma surpresa ao Sebastião Ramalho, no final da audiência, entregando-lhe uma placa com uma homenagem ao promotor, pelos relevantes serviços prestados, neste município. Ramalho foi aplaudido veemente após agradecer tal gesto, "eu desejo que sejam felizes, abençoados por Nossa Senhora e representados à Deus todos os dias. Muito obrigado!", respondeu em lágrimas.
Mariza fez questão de entregar a placa e afirmar sobre as qualidades que o Dr. Sebastião Ramalho demonstrou durante diversos anos de convivência, "Dr. Sebastião Ramalho, conhecido por todos nós, é pessoa séria, comprometida com o mister funcional, de moral ilibada e fé cristã incontestável. Assim, afirmo em razão de quase sete anos de conhecimento, convivendo diariamente no Fórum local, onde se observa sua dedicação ao trabalho, seu relacionamento com os colegas, com fidalguia e elegância. Certamente seu afastamento acende uma lacuna de difícil preenchimento, todavia, vai desfrutar das benesses de anos de trabalho, juntamente com sua esposa Joana D'arc e demais familiares. É de se registrar, nesta ocasião, a valiosa contribuição que o Dr. Ramalho ofertou à magistratura pernambucana, intervindo sempre com sensibilidade, coragem e inteligência, mesmo nos momentos mais difíceis. Nossos votos de saúde e paz, desejando-lhe, ainda, um verdadeiro aproveitamento da nova vida de inativo do serviço público", falou Dra. Mariza Borges.
O juiz de direito, Carlos Gean, lamenta o afastamento de um nobre e competente amigo, "Nós lamentamos a saída do Sebastião Ramalho, uma vez que com a aposentadoria, consequentemente, nós iremos nos ver menos, já que falávamos todos os dias aqui no Fórum. Contudo, entendemos que esse processo, é mais uma etapa de sua vida. Desejamos que Deus o abençoe e o proteja, para poder seguir em frente com muita paz e alegria", exclamou Gean.
Mesmo emocionado pelas homenagens, Sebastião Ramalho conversou com o Blog e agradeceu ao carinho de todos, "sou muito agradecido primeiramente ao amigo maior, a Deus, através da Virgem Santíssima, minha mãe, mãe de todos nós, por tudo que ele me deu, por todo esse tempo. É muito gratificante e fico feliz por ter passado todo esse tempo trabalhando como Promotor de Justiça, um defensor da sociedade. Sou um cidadão goianense e um amigo do estado de Pernambuco, muito feliz por ter convivido todo esse tempo aqui, feito grandes amizades e ter contribuído para melhorar a prestação jurisdicional na cidade", finalizou.
História
Sebastião Ramalho de Alencar, nasceu em 13 de janeiro de 1956, na cidade de Ibiara, interior da Paraíba. Filho de Francisca Alves dos Santos e Teodomiro Ramalho de Alencar. Casado com Joana Darc Vilar Ramalho, médica, tendo duas filhas: Jaqueline, psicóloga e Janine, advogada.
Estudou o curso primário em sua cidade natal no Grupo Escolar França Leite. Em 1971 concluiu o curso ginasial no "Ginásio Comercial Professor Batista Leite" em Conceição do Piancó. Em João Pessoa fez o científico no Liceu Paraibano. Em 1975, passou no vestibular para o curso de Odontologia na Universidade Federal da Paraíba, concluindo em 1980. Em 1988, concluiu o curso de Direito no IPÊ-Instituto Paraibanos de Educação, hoje Unipê.
Menor de idade trabalhou na Secretaria do Colégio Padre Manoel Otaviano na cidade de Ibiara-PB, depois, ainda menor, trabalhou como menor estagiário da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Em seguida, já maior, Jornal O Norte, Banco do Brasil S/A, Fundação Mobral-Movimento Brasileiro de Alfabetização, como técnico administrativo. Exercendo as funções de Cirurgião Dentista no Exército Brasileiro, como 2º Tenente R2, depois ingressou na Polícia Militar da Paraíba, como 1º Tenente do quadro de saúde, ao mesmo tempo, trabalhava na Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, permanecendo em ambas as instituições até sair para integrar o Ministério Público de Pernambuco em 1993.
No Ministério Público foi Promotor dos municípios de Salgueiro, Santa Maria do Cambucá, Bom Jardim e Goiana, tendo sido promovido para a terceira estrância, em Recife, em Janeiro de 2012, onde assumiu a titularidade na Central de Inquéritos, permanecendo no exercício cumulativo na Comarca de Goiana. Aqui, permaneceu por trezes anos, na titularidade da 1ª Promotoria, atuando junto à 1ª Vara Criminal, no Tribunal do Júri onde teve sua última participação na sessão do dia 27 de março corrente. Atuou, também, durante todos estes anos como Promotor Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral, participando de diversas eleições. No Juizado Criminal de Goiana atuou desde a criação do mesmo até o final de março. No extrajudicial exercia a parte da Cidadania, onde atendia ao público. Ao todo, foram dezenove anos de Promotoria.
Na área jurídica tem os seguintes cursos em nível de pós-graduação: Escola Superior da Magistratura, Especialização em Processo Civil e Especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades. Aposenta-se por tempo de serviço, neste final de mês como Promotor Titutar da 38º Promotoria da Central de Inquéritos da Capital e no exercício cumulativo da 1ª Promotoria de Goiana, JECRIM e Promotor Eleitoral da 25ª Zona Eleitoral.
Título de Cidadão Goianense
A Câmara Municipal de Goiana - Casa José Pinto de Abreu concedeu ao promotor de justiça, Sebastião Ramalho o título de cidadão goianense. A indicação foi uma iniciativa do vereador Carlos Viegas
Júnior. A entrega do título aconteceu em sessão extraordinária, na noite da quarta-feira (4 de Abril).Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
Confira os videos:
Videos da última audiência (27/03/2012)
Mensagem da Juiza de Direito, Dra. Mariza Borges
Mensagem do Juiz de Direito, Dr. Carlos Gean
Entrevista com o Promotor de Justiça, Dr. Sebastião Ramalho